Mathema Mathema

Por que a participação dos pais na escola é importante?

Por Escrito em: 09/04/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

A participação dos pais na escola contribui de maneira positiva para o desenvolvimento dos filhos. Demonstrar interesse pela vida escolar das crianças e estudantes é fundamental para melhorar o processo de aprendizagem.

Quando seu filho percebe que você se preocupa com seus estudos e experiências escolares, ele se sente mais valorizado e seguro, desenvolvendo uma boa autoestima.

Além disso, esse acompanhamento educacional permite que seu filho tenha mais habilidades sociais, reduzindo consideravelmente as chances dele apresentar problemas comportamentais. Ou seja, quanto mais os pais se envolvem nas experiências escolares das crianças, mais facilidade elas terão para fazer amizades.

Neste artigo vamos explicar com mais detalhes por que a participação dos pais na escola é tão importante. Continue a leitura e confira!

O que significa estar presente na vida escolar dos filhos?

Não existe uma fórmula exata que diga o que significa estar presente na vida dos filhos. No entanto, alguns alinhamentos são importantes para tornar o trabalho familiar significativo — no que se refere à participação dos pais na escola, é claro.

Quando falamos em rotina escolar, os pais podem se fazer presente de diferentes maneiras, tais como:

  • ao fazer perguntas sobre o dia a dia na escola;
  • quando dão atenção ao tratar de pontos ensinados nas aulas;
  • com o acompanhamento contínuo dos momentos escolares, como eventos e apresentações;
  • ao conhecer professores e demonstrar curiosidade sobre o perfil da turma etc.

Lembre-se de que estar presente na vida dos filhos, não é sinônimo de sempre estar por perto fisicamente. Muito pelo contrário, pois isso geralmente serve de justificativa de alguns pais e responsáveis para argumentar sobre a sua pouca participação na escola da criança.

A sua presença pode ser percebida ao mostrar que entende pontos cruciais do ano letivo, como época de provas, quando o filho tem uma apresentação especial (no dia da família, por exemplo) etc. Sem contar a possibilidade de entender em quais círculos de amizades seu filho está inserido.

Como a participação dos pais influencia no desenvolvimento escolar dos filhos?

Fazer parte da vida escolar dos filhos não se resume apenas em escolher uma escola de qualidade para eles estudarem, vai muito além disso. Embora essa seja uma das maiores preocupações dos responsáveis, é preciso auxiliar positivamente no desenvolvimento educacional dos estudantes.

O movimento da sociedade civil Todos Pela Educação realizou uma pesquisa e concluiu que quanto mais os pais participam da vida escolar dos filhos, melhor é o desempenho dos estudantes na instituição de ensino.

Em suma, podemos afirmar que o envolvimento dos pais na rotina de estudos das crianças impacta positivamente o relacionamento familiar e, inclusive, contribui para o aumento das notas em provas e trabalhos e o melhor: uma maior qualidade no aprendizado.

São atitudes simples — como colocar a escola nas conversas do dia a dia e valorizar o conhecimento — que tornam a participação dos pais muito mais eficaz. Essas atitudes não se traduzem necessariamente em ajudar o filho a resolver uma equação matemática, mas, sim, em mostrar a ele o quanto você se importa com o seu bem-estar educacional.

Qual a importância da parceria entre a família e a escola?

A parceria entre a família e a escola nunca foi tão importante como nos dias de hoje, em que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das crianças. embora isso seja algo positivo, quando não há um limite, esse é só um dos principais fatores que contribuem para a baixa do rendimento escolar dos estudantes.

Tenha em mente que tanto os pais quanto a escola têm um objetivo em comum: oferecer a melhor educação às crianças e maiores estudantes, a fim de desenvolver cidadãos e profissionais conscientes e que se destaquem em cada segmento escolhido.

Para isso, é importante gerar mecanismos que visam criar uma aproximação com a escola. Isso significa participar ativamente dos processos educativos para facilitar a aprendizagem dos filhos. Isso também ajuda a criar um ambiente colaborativo, no qual os desafios são analisados e superados em conjunto com os estudantes, tornando-os mais seguros e confiantes.

É importante destacar que a escola não faz nada sozinha. Por isso, é essencial a participação constante e muito consistente dos pais no processo educacional.

Percebeu como a participação dos pais na escola é indispensável para o bom desenvolvimento dos estudantes? Entender o comportamento do seu filho no ambiente escolar é essencial para ajudá-lo a superar os desafios, quebrar suas objeções e vencer seus medos.

Muitos fatores podem estar relacionados a um mau desempenho escolar, como bullying, vergonha, dificuldades em fazer amizade etc. Ou seja, nem sempre isso pode estar ligado à qualidade do ensino. No entanto, para perceber esses problemas, você precisa ser participativo e conhecer as dificuldades do seu filho na escola.

Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outros pais a entenderem a importância da participação deles na escola de seus filhos!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X