Mathema Mathema

BNCC e Novo Ensino Médio

Por Escrito em: 08/07/2021
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Quando o assunto é BNCC e Novo Ensino Médio muitas dúvidas começam a surgir — e isso é perfeitamente normal, uma vez que todos os profissionais da educação precisarão se adaptar às novas exigências, a fim de tornar o ensino muito mais interessante para os estudantes.

Agora, o caminho para percorrer o Ensino Médio se dividirá em duas partes: a Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos. A FGB terá duração máxima de 1.800 horas, nas quais serão trabalhadas as aprendizagens de todas as áreas do conhecimento previstas na BNCC. Já os itinerários Formativos têm duração mínima de 1.200 horas e o principal objetivo é aprofundar as aprendizagens da FGB e aproximar a escola do Projeto de Vida do estudante. Mas calma! Essas mudanças são gradativas, uma vez que devem considerar as condições de cada rede e escola.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? A seguir, respondemos as principais delas!

Como o Novo Ensino Médio impacta a Formação Geral Básica?

Consolidar, aprofundar e ampliar a formação integral são pontos muito importantes trabalhados no Novo Ensino Médio. Além disso, ele visa relacionar a teoria com a prática e incentivar o protagonismo do estudante.

O objetivo agora não é apenas ajudar os jovens a ingressarem no Ensino Superior, mas também que cada estudante tenha um Projeto de Vida traçado, a fim de que ele não passe em um vestibular e depois de alguns anos perceba que não é aquilo que gostaria de ser.

Nesse sentido, é importante destacar que o Novo Ensino Médio impacta positivamente a Formação Geral Básica, uma vez que o estudante estará mais bem preparado para encarar os desafios da vida profissional depois de formado.

Quais os benefícios para os estudantes?

Um dos principais benefícios do Novo Ensino Médio é que ele fortalecerá o protagonismo do estudante. Para isso, ele atenderá às expectativas e necessidades dos jovens, oferecendo a eles a possibilidade de escolher o itinerário formativo que deseja aprofundar os seus conhecimentos.

Os estudantes terão acesso a um currículo que contempla a Formação Geral Básica — orientada pela BNCC — e os itinerários formativos. Ou seja, sua formação será completa, a fim de torná-lo um cidadão crítico, autônomo, criativo e responsável.

Quais são as oportunidades e desafios do Novo Ensino Médio?

As oportunidades que se abrem com a implementação do Novo Ensino Médio são muitas. Os estudantes terão acesso a um Ensino Médio mais adequado ao seu perfil, o qual será voltado para a sua formação integral, com responsabilidade e protagonismo de suas ações. Além disso, eles terão espaço para desenvolver suas habilidades e o ensino passará a ter mais sentido para ele.

Por outro lado, os desafios também existem. Será necessário fazer uma reorganização curricular, orientar os estudantes nas suas escolhas, investir em formação docente, organizar tempos, espaços e trabalhos na escola, criar itinerários que tenham significado para os estudantes, entre outras responsabilidades.

Como implementar essas mudanças?

Há um longo caminho pela frente e você, profissional da educação, sabe muito bem disso. Embora essa implementação seja gradativa, ela precisa ser realizada da melhor maneira possível para não prejudicar os estudantes. Sendo assim, é importante contar com um parceiro que ajudará a sua escola ou rede a se adequar às novas exigências do Novo Ensino Médio.

O Mathema pode ajudar o gestor com essas mudanças que precisam ser implementadas . Oferecemos uma formação continuada para diretores, coordenadores e professores do ensino Médio de todas as áreas de conhecimento.

O objetivo é ajudar você, gestor de escola, a implementar as mudanças que ocorrerão no Ensino Médio nos próximos anos e formar sua equipe para que esteja alinhada e segura quanto às mudanças, visando melhores resultados de aprendizagem dos seus estudantes.

Nossa formação funciona da seguinte forma:

  • oferecemos encontros remotos síncronos para estudo e discussão com toda a equipe sobre as alterações presentes no novo Ensino Médio e produção coletiva de orientações para implementação em 2022 nas condições adequadas à nova legislação;
  • oferecemos orientação para leituras prévias ou análises dos conhecimentos e práticas das equipes e áreas;
  • realizamos reuniões remotas síncronas com equipe diretora para acompanhamento e avaliação do processo dessa assessoria.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre BNCC e Ensino Médio, comece a planejar as mudanças que serão feitas na sua escola ou rede para não ter problemas futuros. Nós, do Mathema, nos colocamos à sua disposição para ajudá-lo no que for necessário.

Quer saber mais sobre como o Mathema pode ajudar a sua escola a se adequar às mudanças do Novo Ensino Médio? Entre em contato conosco agora mesmo!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X