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GANHA QUEM CHEGA A ZERO

Por Escrito em: 24/05/2019 | Atualizado em 27/05/2019
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As operações com números inteiros e a familiaridade com as operações de adição e subtração de números negativos são os objetivos desta dinâmica a ser aplicada aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Além disso, o jogo permite a leitura, a interpretação e a produção de textos matemáticos com a utilização de conceitos matemáticos na resolução de situações-problema.

Material

  • 40 cartas numeradas de -10 a + 10 (duas de cada);
  • 10 cartas com o sinal +;
  • 10 cartas com o sinal –;
  • papel para registro.

Jogadores: Duplas

Regras

As cartas com números são embaralhadas e organizadas numa pilha, viradas para baixo. As cartas com sinais são embaralhadas e organizadas numa outra pilha, também viradas para baixo.

Na primeira rodada, cada jogador sorteia uma carta com número e outra com sinal e compõe um número. Por exemplo, se tirar -2 e um – , seu número será – (-2) = +2; o número +2 deve ser marcado numa folha.

Na rodada seguinte, o procedimento é o mesmo, mas o novo número deve ser adicionado ao anterior. No caso do exemplo acima, se o jogador tirar -3 e o sinal +, deve fazer: + 2 + (-3) = -1, que será o próximo total com o qual irá operar.Após dez rodadas, ganha o jogador cujo total for mais próximo de zero.

O professor deve  observar como os alunos realizam os registros no momento do jogo, pode ser que surjam escritas do tipo: + 2 – 3 = -1 + 4 = 3 + 4 = 7. O registro pode levar a uma discussão a respeito do sinal da igualdade, através de questionamentos do tipo: “É verdade que +2 – 3 = 7?”, “As escritas algébricas são equivalentes?”. Trata de discutir o rigor necessário na escrita matemática que se difere da linguagem falada.Também é importante observar se os alunos registram – (-5), por exemplo ou direto + 5.

A partir das observações realizadas procure incentivar os registros na dupla, permita que socializem as descobertas garantindo que todos se posicionem, promovendo a discussão. Neste momento, organize as idéias que surgiram.

Utilize o jogo mais que uma vez, para que os alunos possam rever, ampliar e aprofundar os significados das noções matemáticas. O jogo deve permitir processos de reflexão sobre as noções trabalhadas.

É fundamental que os alunos realizem uma produção de texto, destacando o que aprenderam com o jogo. Este texto servirá para você e seus alunos avaliarem o que sabem, onde ainda há dúvidas, quais investimentos são necessários fazer.

 

Organizado por Cristiane Chica, Gestora Pedagógica do Grupo do Mathema

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15 Comentários para “GANHA QUEM CHEGA A ZERO”

  1. Escola estadual de Ensino médio Joceli Corrêa disse:

    O jogo desafia o pensamento dedutivo dos educandos,reforça a regra de sinais de uma maneira lúdica e com seu par faz com que se interaja e discuta-se as possibilidades,erros e acertos.

  2. Gertrudes Wagner rosa disse:

    Trabalhos e jogos em dupla fazem os alunos a observarem as regras e aprender um com o outro.
    Ameia o jogo.

  3. Andre disse:

    O uso de jogos podem deixar a aula mais leve e com maior participação. Temos alunos um pouco mais tímidos que participam mais quando a aula se torna de maior agrado para eles. Procuro elencar alguns jogos com as etapas de aprendizado, de forma a atrair maior participação nas aulas.
    O aprendizado coletivo é bastante satisfatório!

  4. Marizete Dezordi Cardoso disse:

    Bom, pois através da investigação os alunos buscam construir sua aprendizagem de modo prático com material concreto.

    1. Marizete Dezordi Cardoso disse:

      Bom, pois mostra maneira dos próprios alunos construir sua aprendizagem.
      O texto é claro e explicativo, mostra todo o modo como jogar.

  5. Cleonice Lima Gauterio disse:

    Proposta excelente, bem prática e viável a nossa realidade.

  6. Arthur Machado Rosler disse:

    Ao analisar a dinâmica, creio que o natural disto é a socialização, se presencial, dos alunos (as). Além disto faz com que o lúdico ressurja e atinja um ponto que a mim me preocupa. Que é a motivação, também, do aluno neste período em aprender. Formas diversas de somar ao intelecto do universo Matemática tenho convicção como professor que são esferas a serem aperfeiçoadas e desenvolvidas em sala de aula. Até para dinamizar mais o ambiente escolar e sair do trivial.

  7. Arthur Machado Rosler disse:

    A avaliação dos números inteiros,em contrapartida com os números racionais, creio ser uma dificuldade importante ressaltada. E a forma lúdica da tarefa, trazendo elementos de atenção em meio ao conteúdo, fez-me pensar em novas tarefas mais lúdicas aos alunos (as).

  8. Arthur Machado Rosler disse:

    A avaliação dos números inteiros,em contrapartida com os números racionais ou não inteiros, creio ser uma dificuldade importante ressaltada. E a forma lúdica da tarefa, trazendo elementos de atenção em meio ao conteúdo, fez-me pensar em novas tarefas mais lúdicas aos alunos (as).

  9. Claiza Motta disse:

    O texto é muito interessante onde apresenta diferentes formas e possibilidades de desenvolvimento do aluno através de um jogo que agrega muitas possibilidades e desafios interdisciplinar. dentro de um componente curricular. Texto muito esclarecedor.

  10. Ceres Inês Padoin Brutti disse:

    Gostei muito do texto. As regras são objetivas, de fácil compreensão e entendimento para quem lê e para quem for aplicá-las.

  11. Taiene Letícia Viana Ribeiro disse:

    Interessante. Mas acho que uma produção de texto coletivo seria inreressante.

  12. Marcelo Alexandre disse:

    Um jogo simples, mas que é pertinente e agrega muito ao aprendizado de números inteiros.

  13. Maria Aparecida Romero Pedroso disse:

    ótima proposta….incentiva o gosto pela aprendizagem a pratica torna prazerosa a realização das atividades…

  14. Eliane Campo disse:

    Ótima sugestão

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