Mathema Mathema
Tarsila do Amaral

GEOMETRIA E A ARTE DE TARSILA DO AMARAL

Por Escrito em: 29/05/2019
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Objetivos

  • Conhecer, comparar e identificar sólidos geométricos;
  • estabelecer relações entre figuras espaciais e suas representações no plano;
  • desenvolver habilidades de percepção visual e espacial;
  • utilização de instrumentos para desenhar sólidos geométricos

Recomendação

A partir de nove anos de idade.

Organizado por

Cristiane Chica

Coordenadora Pedagógica do Grupo Mathema

Descrição da Atividade

Professor, reproduza a obra Calmaria II (1929), de Tarsila do Amaral, em tamanho adequado para que todos os alunos possam observá-la.

 

Tarsila do Amaral

 

Organize a classe em roda de modo que os alunos possam discutir suas percepções diante do quadro. Comece perguntando se alguém conhece a obra. Conte que a pintora é brasileira, nasceu em 1886, em Capivari, interior de São Paulo. Mergulhe um pouquinho na história da arte dizendo que a artista renovou a pintura brasileira ao usar cores e formas, deixandomarcado o mais autêntico sentimento nacionalista. Você pode dar algumas informações e referências bibliográficas para aqueles que desejam saber mais sobre a artista, mas tome cuidado para não perder de vista seus objetivos.

É importante que neste momento você chame atenção de todos para:

  • as cores: como a pintora as usa, os efeitos que ela consegue criar, a impressão que elas nos dão.
  • as formas: os sólidos geométricos que aparecem na pintura (eles são iguais? Os que estão atrás causam quais impressões?)
  • outros recursos usados pela pintora para termos a sensação de “calmaria”.

Prepare um painel com os tópicos importantes que surgirem durante a discussão. Ele deverá ficar afixado na classe para consultas durante o desenvolvimento das atividades.

2º etapa
Divida a classe em grupos de quatro alunos e distribua um conjunto de formas geométricas diferentes para cada um.

 

Triângulos

Retângulos

Cada conjunto é composto de figuras que representam as faces de um dos sólidos geométricos que aparecem na obra: pirâmide de base quadrada, pirâmide de base triangular e paralelepípedo. Mas não diga isso a eles.

Peça que abram seus envelopes e descubram qual sólido geométrico que aparece na obra de Tarsila pode ser formado com as figuras que receberam. Assim que descobrirem, proponha que, usando uma fita adesiva transparente, montem o sólido geométrico.

Promova uma conversa na sala, de forma que os alunos explicitem como descobriram de qual sólido se trata, o que fizeram para obtê-lo, se basta juntar as figuras de qualquer forma. Guarde os sólidos, pois serão utilizados na quarta etapa desta seqüência didática.
3ª etapa

Organize a sala novamente em grupos e solicite que todos as equipes montem um paralelepípedo (veja na imagem abaixo) com as figuras dadas, usando a fita adesiva transparente.

 

Retângulos

 

Após a montagem, cada grupo abrirá o sólido retirando algumas fitas adesivas de modo a formar uma planificação. Neste momento, é possível discutir com os alunos se nas planificações obtidas:

  • foram usadas todas as figuras necessárias para a composição do sólido;
  • todas figuras estão presas umas às outras por pelo menos um lado, nunca pelas pontas.

Peça que um aluno cole sua planificação em um cartaz e desafie os demais grupos a conseguir planificações diferentes.

Escreva ao lado das imagens os nomes das figuras planas que nele apareceram. É um bom momento para explicar que, nos sólidos, essas figuras são chamadas de faces.

4ª etapa

Retome os sólidos produzidos pelos grupos na segunda etapa e peça aos alunos que  identifiquem, em cada um deles, o número de faces, registrando  o nome do sólido e o desenho de cada uma das faces que o compõe.

Informe que também podemos identificar outros elementos em um sólido geométrico, como os vértices e as arestas. Explique que a aresta é um segmento de reta formado no encontro de duas faces. Incentive-os a encontrar as arestas em seus sólidos geométricos e dizer quantas possuem.

Pergunte se alguém sabe o nome que é dado em matemática para as pontas dos sólidos. Caso não saibam, diga que chamamos de vértice. Vértice é o ponto onde duas ou mais arestas se encontram. Peça que anotem quantos vértices possui o seu sólido geométrico.

Os alunos poderão desenhá-lo, destacando os elementos: faces, vértices e arestas. Peça que o grupo registre suas respectivas quantidades.

Monte um cartaz com os desenhos produzidos e uma tabela com todas as informações obtidas durante a etapa.

 

Poliedros

 

5ª etapa

Converse com os alunos sobre as atividades de geometria feitas até o momento. Peça  para que, em duplas e consultando os cartazes feitos nas aulas anteriores, escrevam um texto contando o que aprenderam até agora. Você pode escolher o estilo do texto que desejar: uma carta, uma história em quadrinhos ou mesmo uma poesia. Certifique-se de que eles saibam as características de cada tipo de texto.

6ª etapa

Proponha algumas atividades que permitam aos alunos comparar sólidos geométricos e relacioná-los a formas presentes no cotidiano, como a proposta a seguir:

  • Complete a tabela escrevendo todas as diferenças e semelhanças que você observa em uma pirâmide de base quadrada e um cubo (é importante que eles tenham estes sólidos à disposição para consultá-los quando acharem necessário):

Tabela-Tarsila

 

7ª etapa

Volte para a obra da Tarsila do Amaral e peça que cada aluno faça a sua releitura da obra; o que não significa necessariamente uma cópia, mas as impressões, sensações e inspirações baseadas na tela..

Explique que os artistas, antes de realizarem suas pinturas, fazem um esboço, que são espécies de rascunhos para o quadro final. No esboço, eles podem ver erros e consertá-los, fazer testes de cores.

Antes de fazer o esboço, retome com seus alunos as observações iniciais em que cada um falou sobre as cores usadas no quadro. Discuta com eles: como fazer para que os sólidos sejam desenhados no papel e causem a impressão de profundidade?

Faça testes com esses desenhos e, se preciso, use uma malha pontilhada para os primeiros esboços.É importante que a obra da pintora esteja sempre presente neste momento, para que os alunos possam fazer comparações entre a produção de cada um e a dela. Finalmente, cada aluno produz seu quadro. Exponha-os na escola e valorize o trabalho realizado por todo o grupo.

 

Formas geométricas

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9 Comentários para “GEOMETRIA E A ARTE DE TARSILA DO AMARAL”

  1. ANDREIA GERBAUDO GIMENEZ disse:

    APAIXONANTE

  2. Valéria Edaes Lisboa disse:

    Esclarecedor!!! Gostei da simplicidade e beleza na qual podemos aprender para que possamos replicar para com nossos alunos, obrigada.

  3. William disse:

    Eu amei! Estou aplicando essa sequência didática com meus alunos do nono ano de matemática. Já fizemos os sólidos, pedi para que eles escrevessem os nomes deles, calcularam volume, área. Agora vou explanar a questão da face, aresta e vértice. Por fim, já comprei as telas para eles reproduzirem a obra com tinta óleo. Eles estão amando essas aulas diferenciadas.

  4. Rubiana disse:

    Como mãe Homeschooling que segue fundamentos montessori, AMEI!!!! Muito obrigada por esse ensino tão rico!!!

  5. Ivan Rondon disse:

    Complexo para alunos de 09 anos

  6. Núbia disse:

    Simplesmente AMEIIIIII!!!!!!

  7. Enedina Cristine/Timbaúba-PE disse:

    Excelente. Farei com minha turma do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

  8. Maria Cecilia Camargo disse:

    Muito bom! Não tive aula de arte na escola! Não havia no tempo que estudei! Super interessante despertar, nas crianças, muitas maneiras de representação, usando uma obra de arte como referência! Eu queria estar nos bancos da sala de aula!

  9. Maria Ivanete Nogueira disse:

    maravilhoso

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