Mathema Mathema

É correto dizer “pega emprestado” na subtração?

Por Escrito em: 23/05/2019 | Atualizado em 27/05/2019
Compartilhe nas suas redes:

“Na subtração com reagrupamento, é correto dizer ‘pega emprestado’? Nossos professores faziam assim… E hoje? Que termos devemos usar com nossos alunos?”

 

Responder a essa questão acerca da subtração envolve alguns pontos:

  1. O que tem reagrupamento é a adição “com vai um”. Reagrupar significa exatamente isso: você adiciona, forma um novo grupo e “reagrupa”.
  2. A subtração tem “recurso a uma ordem superior”. Você quer subtrair, por exemplo, 25 de 143. Como não consegue subtrair 5 de três, então “recorre a uma ordem superior”.
  3. A linguagem empregada nas aulas é importante porque permite ao aluno uma chance, talvez única, de ouvir e falar matemática com alguém que sabe mais que ele.
  4. Se a subtração é com recurso a ordem superior, você terá que trocar centenas por dezenas, dezenas por unidades. No caso de 143 -25 teremos que recorrer às dezenas agrupadas no 40 e trocar uma delas por 10 unidades. Não emprestamos nada! Fizemos a troca simplesmente por saber que em 4 dezenas há 40 unidades, e que podemos reescrever essa subtração colocando 10 dessas unidades junto ao 3, sem prejuízo do resultado da subtração, para então de 13 unidades tirar 5. ( Lembrando é claro que se usamos uma das 4 dezenas, agora só teremos duas).

Portanto, a regra é: valorize o sistema posicional e suas regras, use troca e destroca que ajuda bastante.

 


Minuto Mathema

O Minuto Mathema é o canal de perguntas e respostas do Mathema!

Envie sua pergunta acerca do ensino e aprendizagem de matemática pra gente. Ela pode ser respondida no próximo vídeo do nosso canal! Escreva para comunicacao@mathema.com.br.

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

X