Mathema Mathema

Aulas ao ar livre: o ambiente como educador

Por Escrito em: 16/04/2021 | Atualizado em 21/09/2022
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Todos os espaços oferecem possibilidades de se aprender e as aulas ao ar livre são uma ótima oportunidade de potencializar a aprendizagem das crianças, já que o ambiente é também um educador.

A experiência de estar fora da sala de aula torna a aprendizagem muito mais interessante e motiva  as crianças a viverem experiências diferentes e investigativas

Além disso, as aulas ao livre podem incentivar o trabalho em grupo, a inteligência emocional e a capacidade de resolver problemas.

Percebeu o quanto a sua escola pode oferecer ao assumir essa prática. Para que você entenda a importância desse assunto, a seguir, listamos os principais benefícios de tornar o ambiente educador e como implementar essa ideia na sua escola. Confira!

Quais os benefícios das aulas ao ar livre?

A oportunidade de aprender fora da sala de aula faz com que  as crianças se motivem e se sintam desafiadas a viver novas experiências.

O ambiente como educador oferece recursos educativos muito interessantes, permitindo que as crianças tenham contato com a natureza, desenvolvam suas habilidades e adquiram conhecimentos aplicáveis ao mundo real. Além disso, há outros benefícios que as aulas ao ar livre oferecem, tais como:

  • bons desafios;
  • boas situações de aprendizagem;
  • as propostas pode ser mais divertidas;
  • uso de diferentes tipos de materiais não estruturados;
  • ocupação de novos espaços e territórios.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), aulas em contato direto com a natureza, oferecem um contraponto à vida urbana e ajudam a desenvolver nas crianças habilidades como trabalho em grupo e autonomia, que levam a uma maior capacidade ética e moral.

“À medida que a vida nos grandes centros urbanos, por diferentes razões, restringe o acesso das crianças às áreas naturais, a educação pela experiência que se dá em tais locais ganha relevância para o desenvolvimento de indivíduos atentos às questões éticas”, aponta o estudo.

Como propor experiências ao ar livre na escola?

No processo de aprendizagem, cada criança faz suas conexões e associações baseadas nas experiências e nas referências que adquire ao longo da vida. Sendo assim, levá-las para um ambiente externo, faz com que elas criem novas experiências e ampliem suas associações e conexões.

A seguir, separamos algumas dicas para você refletir sobre esse conceito com sua equipe. Acompanhe!

Criação de jardins e hortas (senso de responsabilidade)

Crianças adoram explorar o meio ambiente. Nesse sentido, a criação de jardim e hortas é uma ótima opção de maneira de exploração ao ar livre. Esse tipo de proposta contribui para a aprendizagem das crianças, no que se refere a plantio, cuidados, diferentes tipos de alimentos que podem ser cultivados, entre outros.

Além disso, eles também podem planejar e organizar como manter a horta e o jardim lindos — sem contar que essa proposta incentiva a alimentação saudável, tanto na escola quanto em casa e, ao mesmo tempo, coloca a criança em contato com a natureza.

Mudança de ambiente

Qualquer mudança do ambiente convencional já pode ser considerada uma aula ao ar livre. A quadra da escola, o campo de futebol, a caixa de areia e o parquinho, por exemplo, são excelentes maneiras de sair do lugar comum e tornar uma experiência mais interessante.

Outra opção é fazer uma visita a diferentes ambientes dentro da escola. As crianças sabem como funciona a cozinha? E a secretaria? E o estoque? E a sala dos professores? Realizar visitas nesses espaços ajudam as crianças a se sentirem parte da sua instituição.

Por fim vale destacar que é de suma importância levar as crianças para um ambiente externo, pois é por meio dessa atividade que eles conseguem criar novas experiências e ampliar suas associações e conexões. Dessa forma, a aprendizagem se tornará muito mais eficaz e prazerosa, o que refletirá positivamente na satisfação dos pais e crianças e, inclusive, na imagem da escola no mercado.

Ajude outros profissionais da educação a conhecerem os benefícios das aulas ao ar livre e compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

X