Mathema Mathema

Padrões e regularidades na álgebra dos anos iniciais – Demonstração

*Esta é uma demonstração do curso Padrões e regularidades na álgebra dos anos iniciais, portanto, somente algumas aulas selecionadas estão liberadas. Esta versão gratuita não dá direito a certificado.


 

 

Entre os objetos de conhecimento da álgebra como unidade temática da Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais estão os padrões e sequências como recursos para a observação e a  investigação de regularidades. Este curso foi estruturado com o objetivo de estudar esse tema e apresentar propostas para a sala de aula de modo a permitir ao educador alcançar as habilidades algébricas esperadas dos alunos dessa etapa da escolaridade.

Você aprenderá a:

• Conhecer o significado de padrões e regularidades em Matemática.

• Analisar atividades para sala de aula que permitam a compreensão de padrões e regularidades.

• Reconhecer as generalizações entre números e cálculos aritméticos como principal característica do pensamento algébrico.

R$0,00

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional
Certificado:
Potencialize o seu currículo e mostre ao mundo que você é um professor preparado para o mercado!

Percurso formativo:

Atividade para aquecer o tema de estudo.

Animação sobre os conceitos centrais do curso.

Texto de aprofundamento relacionado à BNCC.

Atividade para aquecer o tema de estudo.

Videoaula com os conceitos centrais do curso.

Propostas para colocar em prática com a turma.

Texto de aprofundamento relacionado à aprendizagem do aluno.

Fechamento e sistematização das aprendizagens do curso.

Teste de múltipla escolha.

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Autoras

Maria Ignez Diniz

Maria Ignez Diniz

Diretora

Doutora pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde foi docente e coordenou o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática. É assessora e parceira de diversas redes de ensino e escolas para as quais realiza consultorias que envolvem análise e elaboração de propostas curriculares, desenvolvimento de material didático, implantação de projetos pedagógicos e formação de professores e equipes gestoras. Coautora do documento de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1999 (PCNEM), do PCNEM + Ciências da Natureza e Matemática e de outras publicações, como livros didáticos destinados a professores de Matemática.

Lara Cavalheiro

Lara Cavalheiro

Formadora

Aluna do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática no Instituto Federal de São Paulo. Possui especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade da Lapa (2007) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Foi professora do Ensino Fundamental I da Rede Estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica na mesma rede. Também atuou como assessora de escolas e formadora de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na empresa Mathema. Atualmente, é professora de Ensino Fundamental I da rede particular de ensino na cidade de São Paulo.

4 avaliações para Padrões e regularidades na álgebra dos anos iniciais – Demonstração

  1. Avatar

    Rosilene Maria da Silva

    Achei muito interessante, por isso, quero saber mais.

  2. Avatar

    Nilce Rosa de Lima Rosa Maganha

    Estou em expectativa….Contribuir meu conhecimento

  3. Avatar

    José Cícero dos Santos Bezerra

    Ótimo

  4. Avatar

    Ana Luiza Coelho Kfouri

    bem interessante

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s
X