Mathema Mathema

A construção do conceito de número

Neste curso, abordaremos aspectos teóricos a respeito da aprendizagem de número na escola e abriremos olhares para um trabalho envolvendo um ambiente potencial e problematizador no trabalho com números: a literatura infantil.

Você aprenderá a:

• Compreender a importância da recitação e da contagem no trabalho com números na Educação Infantil e séries iniciais;

• Compreender o que significa criar nas aulas um ambiente aritmetizador;

• Analisar situações didáticas envolvendo a aprendizagem de números na Educação Infantil utilizando a literatura infantil como recurso.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Educação Infantil
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Refletindo sobre o tema

Reflexão sobre as propostas que costumeiramente são utilizadas para ensinar números na escola.

Falando com o especialista

Apresentação de uma videoaula com especialista que tratará da construção do conceito de número pela criança.

Vamos refletir?

Leitura de um texto com perguntas e respostas a respeito da recitação, contagem, leitura, escrita de números e o espelhamento.

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Vamos refletir?

Animação que trata do ambiente aritmético em aula.

De olho na sala de aula

Sugestões de propostas para o trabalho com a recitação de números em sala de aula.

De olho na sala de aula

A literatura infantil como um recurso importante para explorar o ambiente aritmetizador.

Em Matemática

Leitura sobre como aliar a literatura infantil à Matemática e à resolução de problemas.

Organizando a aprendizagem

Fechamento e sistematização das aprendizagens do curso.

Parada para avaliação

Aqui você vai ser avaliado por todos os conteúdos estudados ao longo do curso.

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Autoras

Cristiane Chica

Cristiane Chica

Coordenadora Pedagógica

Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Arte (ECA-USP), bacharel e licenciada em Matemática pela PUC-SP, especialista em tecnologias da educação pela PUC-RS. Possui experiência de 25 anos na área de educação, é coautora de livros didáticos e gestora pedagógica do Mathema.

Sônia Maria Pereira Vidigal

Sônia Maria Pereira Vidigal

Formadora

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP), com período sanduíche na Universidade de Harvard. Possui experiência na educação básica como professora e coordenadora. Autora de livros didáticos. Formadora de professores e professora do Instituto Singularidades.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A construção do conceito de número”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *