Mathema Mathema

A Probabilidade na sala de aula: desafios e possibilidades

Neste curso vamos refletir sobre a importância do ensino da Probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que diz respeito ao ensino e à compreensão relativos à quantificação e à comparação de probabilidades.

Você aprenderá a:

• Discutir sobre situações que se configuram como obstáculos para a aprendizagem de crianças sobre probabilidades e formas de superá-las.

• Analisar o que apontam os documentos legais, especialmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), acerca do ensino da probabilidade.

• Compreender a importância dos jogos no ensino e aprendizagem do tema.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Nesta aula abordaremos a importância do ensino da Probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pautando-nos em estudos e na BNCC, com foco em quantificação e comparação de probabilidades.

Discutiremos a Probabilidade Clássica - ou Teórica - indicada pela BNCC para o trabalho nos Anos Iniciais, abordando, por meio de problematizações, a quantificação de probabilidades.

Vamos discutir nesta videoaula, além do cálculo de probabilidades, as formas de comunicação de resultados (e representação) de probabilidades indicados pela BNCC.

A proposta desta aula é refletir sobre as situações que envolvam a comparação de probabilidades, discutindo as dificuldades que as crianças podem ter para compreensão do assunto.

Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.

A proposta desta aula é discutir atividades que envolvam a quantificação e a comparação de probabilidades possíveis de serem vivenciadas em sala de aula.

A ideia desta aula é discutir a relação de proximidade e dependência da probabilidade em relação à proporcionalidade. Esta é uma das ideias fundamentais descritas na BNCC, que produz articulações entre os diferentes campos da Matemática.

Nesta aula discutiremos situações que foram vivenciadas por crianças em sala de aula.

A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso, estabelecendo uma comparação entre o que foi considerado relevante e o que foi realmente aprendido ou redimensionado.

Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.

Fechamos este curso e você conhecerá um pouco sobre a autora do conteúdo, bem como a bibliografia utilizada.

Autoras

Rita Batista

Rita Batista

Formadora

Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Foi coordenadora pedagógica por mais de 20 anos, na rede privada de ensino. Professora de Matemática da Educação Básica. Formadora de professores com foco no Ensino Fundamental e EJA. Colaboradora, em Matemática, da elaboração dos Parâmetros Curriculares para Educação Básica de Pernambuco e dos novos padrões de desempenho para o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). Especialista em Probabilidade, Estatística e Resolução de Problemas para elaboração de planos de aula da Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Google. Membro do grupo de pesquisa Geração (CNPq) de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilidade do Centro de Educação da UFPE.

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