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A proporcionalidade na Álgebra dos Anos Iniciais

A Álgebra como unidade temática da Base Nacional Comum Curricular apresenta como objeto de conhecimento a ser tratado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental as grandezas diretamente proporcionais como conteúdo para desenvolvimento da ideia central de proporcionalidade. Este curso foi estruturado com o objetivo de estudar o tema e apresentar propostas para a sala de aula de modo a permitir ao educador alcançar as habilidades esperadas dos alunos dessa etapa da escolaridade.

Você aprenderá a:

• Compreender que o raciocínio proporcional é parte integrante do pensamento algébrico.

• Identificar a proporcionalidade como uma relação entre grandezas e quantidades.

• Conhecer as relações multiplicativas envolvidas no raciocínio proporcional.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Atividade para aquecer o tema de estudo.

Videoaula com os conceitos centrais do curso.

Propostas para colocar em prática com a turma.

Análise de produções de alunos.

Atividade para aquecer o tema de estudo.

Propostas para colocar em prática com a turma.

Texto para aprofundar conhecimentos matemáticos.

Fechamento e sistematização das aprendizagens do curso.

Teste de múltipla escolha.

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Autoras

Maria Ignez Diniz

Maria Ignez Diniz

Diretora

Doutora pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde foi docente e coordenou o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática. É assessora e parceira de diversas redes de ensino e escolas para as quais realiza consultorias que envolvem análise e elaboração de propostas curriculares, desenvolvimento de material didático, implantação de projetos pedagógicos e formação de professores e equipes gestoras. Coautora do documento de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1999 (PCNEM), do PCNEM + Ciências da Natureza e Matemática e de outras publicações, como livros didáticos destinados a professores de Matemática.

Sílvia Regina de Figueiredo Longato

Sílvia Regina de Figueiredo Longato

Formadora

É professora bacharelada em Ciências, com habilitação em Matemática, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Leciona no Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, da rede estadual de ensino de São Paulo. Realizou, de 2007 a 2012, assessoria e formação continuada na área de Matemática a gestores e professores da rede municipal de Cajamar (SP). Atuou como colaboradora na produção de materiais e no desenvolvimento da formação continuada na área de Matemática, ligados a projetos (Aceleração da aprendizagem e Avaliação da aprendizagem) desenvolvidos pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Atualmente, é agente técnica de Matemática na formação continuada do Projeto de Educação Integral para o Ensino Médio desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna, em Santa Catarina, e formadora de Matemática pelo Mathema.

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