Mathema Mathema

A resolução de problemas e a aprendizagem da divisão

Neste curso você terá a oportunidade de explorar os significados da divisão – repartição equitativa e medida – conforme está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Vamos analisar também as possibilidades para o resto da divisão, considerando a natureza das grandezas envolvidas: discretas ou contínuas. Além disso, serão propostas atividades para vivenciar em sala de aula com os alunos.

Você aprenderá a:

• Compreender os dois significados da divisão: repartição equitativa e medida.

• Compreender o papel do resto na divisão, considerando a natureza das grandezas envolvidas: discretas ou contínuas.

• Analisar e discutir situações-problema que possam ser levadas para a sala de aula envolvendo os dois significados da divisão e o papel do resto.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Serão apresentados dois problemas envolvendo divisão, sendo um de repartição equitativa e outro de medida. O cursista deve compará-los e indicar a diferença.

Videoaula retomando a atividade da aula anterior e esclarecendo as duas ideias da divisão: repartição equitativa e medida.

Serão apresentados três problemas com o significado de repartição equitativa e três com o significado de medida para vivência com os alunos.

Estudo de texto sobre as possibilidades para o resto da divisão, envolvendo grandezas discretas e grandezas contínuas.

Avaliação do aprendizado na primeira parte do curso.

Serão propostos problemas de divisão envolvendo grandezas discretas e grandezas contínuas, com foco na discussão sobre o resto.

Vamos explorar o papel do resto na divisão de grandezas discretas e grandezas contínuas.

Proposta para desenvolver com os alunos sobre o trabalho com o resto.

Síntese em forma de esquema das aprendizagens do curso.

Avaliação final - Teste.

Vamos elencar os principais temas estudados neste módulo. Além disso, você conhecerá um pouco sobre o autor deste material, bem como a bibliografia utilizada.

Autoras

Luciana Tenuta

Luciana Tenuta

Formadora

Mestre em Ensino de Matemática pela PUC Minas, bacharel e licenciada em Matemática pela UFMG. Atua como assessora pedagógica da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. Foi Supervisora de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/UFMG. É a especialista responsável pela área de Números do time de autores da Revista Nova Escola. Autora de livros didáticos, consultora independente e formadora de professores em Educação Matemática de várias instituições públicas e privadas de todo o país.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A resolução de problemas e a aprendizagem da divisão”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X