Mathema Mathema

Álgebra para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Uma reflexão sobre as possibilidades de intervenção pedagógica para superação das dificuldades na aprendizagem de Álgebra é o foco desta formação. O curso, com duração de 10 horas, contribui para que o professor amplie o seu repertório e proponha alternativas ao desenvolvimento do pensamento algébrico, definido pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) como “essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos”.

Você aprenderá a:

• Ampliar os conhecimentos sobre as diferentes ideias da Álgebra e os significados atribuídos aos símbolos utilizados para expressar o pensamento algébrico.

• Compreender as dificuldades que os alunos encontram na aprendizagem de Álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

• Refletir sobre possibilidades de intervenção pedagógica para superação das dificuldades na aprendizagem de Álgebra.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Para iniciar, propomos uma reflexão sobre a importância de conhecimentos que o aluno traz de anos anteriores para a construção do pensamento algébrico.

Nesta aula você refletirá sobre as relações possíveis entre a Aritmética e a Álgebra no contexto escolar.

Nesta aula, especialista apresenta as diversas concepções sobre a Álgebra.

Apresentaremos nesta aula algumas atividades que podem ser aplicadas em sala de aula, explorando as diferentes ideias da Álgebra.

Nesta aula, nós o convidaremos a refletir sobre as ideias da Álgebra trabalhadas na progressão das habilidades da BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Aqui, faremos uma pausa nos estudos para que você realize uma avaliação sobre o conteúdo já estudado.

Apresentaremos algumas situações para refletirmos sobre dificuldades dos estudantes no aprendizado da Álgebra relacionadas ao pensar aritmético.

Você estudará sobre alguns possíveis erros na aprendizagem de Álgebra e intervenções que podem ser feitas pelo professor para favorecer a aprendizagem dos alunos.

Sintetizaremos os conteúdos estudados no curso para facilitar seu processo de aprendizagem.

Aqui você será avaliado por todos os conteúdos estudados ao longo do curso.

Fim do curso e apresentação das referências bibliográficas utilizadas.

Autora

Cristina Motta

Cristina Motta

Formadora

Doutora e mestre em Educação na área de Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, licenciada em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu. É professora da Faculdade do Educador (Feduc), no curso de Pedagogia; coordenadora pedagógica aposentada da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde exerceu função de formadora de professores e de coordenadores pedagógicos na Diretoria Regional de Santo Amaro; foi professora de Matemática da Educação Básica na rede pública durante 20 anos. É autora do livro: História da Matemática na Educação Matemática: Espelho ou Pintura.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Álgebra para os Anos Finais do Ensino Fundamental”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X