Mathema Mathema

Aprofundando conhecimentos em Probabilidade

Neste curso vamos retomar e aprofundar as orientações sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desta vez com foco no reconhecimento de que a soma de probabilidades de todos os eventos de um espaço amostral é igual a 1 ou 100%. Além disso, vamos trabalhar a compreensão das definições de dependência e independência de eventos para, então, calcular a probabilidade de ocorrência dos mesmos a partir da realização de experimentos aleatórios.

Você aprenderá a:

• Conhecer e discutir sobre a soma da probabilidade de todos os eventos do espaço amostral ser igual a 1 para o estudo do cálculo de probabilidades nos anos finais do Ensino Fundamental;

• Compreender a definição de eventos dependentes e independentes para o estudo do cálculo de probabilidades;

• Discutir possíveis erros e incompreensões dos alunos ao calcular e reconhecer que a soma da probabilidade de todos os eventos de um espaço amostral é igual a 1 ou 100%, e relacionados aos conceitos de dependência ou independência de eventos;

• Conhecer estratégias didáticas, com foco na resolução de problemas a fim de trabalhar o cálculo de probabilidades considerando a soma entre eventos de um espaço amostral.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Iniciaremos este curso analisando algumas situações-problema que envolvem a soma das probabilidades de todos os eventos do espaço amostral e o cálculo de probabilidades decorrentes de eventos dependentes ou independentes (habilidades sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular para os anos finais do Ensino Fundamental). A partir dessa análise, vamos refletir sobre porque devemos trabalhar com estes conceitos ainda no Ensino Fundamental e o que os alunos precisam saber para compreendê-los.

Nesta aula vamos conhecer e discutir aspectos matemáticos para calcular probabilidades de eventos em que os alunos reconheçam que a soma das probabilidades de todos os eventos do espaço amostral é igual a 1 ou 100%.

Conhecer propostas de atividades para explorar o estudo da soma de probabilidades de eventos de um espaço amostral é a proposta desta aula. Além disso, iremos discutir como elas podem ser trabalhadas em sala de aula, quais metodologias, recursos e estratégias podem ser usadas e também as dificuldades que os alunos podem apresentar.

Neste momento você poderá avaliar seus conhecimentos sobre o que foi trabalhado na primeira parte do curso - a importância de aprofundar os conceitos de evento, aleatoriedade e espaço amostral (essenciais para o estudo da Probabilidade); metodologias de trabalho, estratégias e dificuldades dos alunos com a soma de probabilidades de todos os elementos do espaço amostral. Esta avaliação será composta por 5 (cinco) questões.


Hora de refletir sobre o conceito de independência de eventos em um espaço amostral a partir de problematizações, avaliando sua importância para o estudo da Probabilidade, quais são as possíveis dificuldades enfrentadas por alunos, quais intervenções podemos fazer para superar estes obstáculos e como avaliar a aprendizagem dos estudantes.

Nesta aula um especialista vai apresentar conceitos relativos aos eventos dependentes e independentes para o cálculo de probabilidades. Ele também vai elucidar como esses eventos podem ser abordados em sala de aula e quais dificuldades os alunos podem apresentar no estudo destes dois conceitos. A análise terá como pano de fundo a observância do espaço amostral.

Nesta aula vamos conhecer algumas situações-problema para trabalhar em sala de aula que envolvem o cálculo de probabilidades a partir de eventos dependentes e independentes.

Nesta aula vamos analisar uma situação de sala de aula na qual um professor trabalhou com duas situações-problema, envolvendo o cálculo de probabilidades a partir de eventos dependentes e eventos independentes.

Nesta aula você terá a oportunidade de retomar as principais informações discutidas ao longo do curso, sistematizando as propostas que podem enriquecer o trabalho em sala de aula e auxiliar os estudantes a desenvolverem seu raciocínio probabilístico, em consonância com as propostas sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular.

Este será um momento para avaliar seus conhecimentos sobre as discussões e reflexões ao longo do curso. Esta avaliação será composta por 5 (cinco) questões e focaremos nas propostas de atividades para o trabalho com a soma de probabilidade de eventos de um espaço amostral e com o cálculo de probabilidades por meio de eventos dependentes e independentes. Além disso, você vai avaliar seus conhecimentos para perceber e lidar com as dificuldades que os alunos possuem para aprender Probabilidade a partir desses conceitos. Com essa avaliação, encerramos nosso curso sobre Probabilidades.

Retomada do objetivo do curso.

Autoras

Ana Paula Barbosa de Lima

Ana Paula Barbosa de Lima

Formadora

Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Foi coordenadora pedagógica por mais de 20 anos, na rede privada de ensino. Professora de Matemática da Educação Básica. Formadora de professores com foco no Ensino Fundamental e EJA. Colaboradora, em Matemática, da elaboração dos Parâmetros Curriculares para Educação Básica de Pernambuco e dos novos padrões de desempenho para o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). Especialista em Probabilidade, Estatística e Resolução de Problemas para elaboração de planos de aula da Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Google. Membro do grupo de pesquisa Geração (CNPq) de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilidade do Centro de Educação da UFPE.

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