Mathema Mathema

Compreendendo a aleatoriedade

Neste curso você compreenderá o significado de aleatoriedade, sua importância no desenvolvimento do pensar probabilístico e formas de abordar esse tema nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Você aprenderá a:

• Compreender a natureza e as consequências da aleatoriedade;

• Refletir sobre formas de ensino para o aprendizado da aleatoriedade nos Anos Iniciais;

• Perceber a relevância de vivências do mundo real em situações aleatórias autênticas;

• Adotar, sempre que possível, a problematização como percurso metodológico para o desenvolvimento da aprendizagem probabilística;

• Relacionar os estudos experienciados à proposta apresentada na BNCC.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Neste item refletimos a presença da incerteza no cotidiano de adultos e crianças e a importância de aprender a lidar com elas.

Nesta aula abordaremos aspectos gerais sobre os tipos de fenômenos presentes na vida de adultos e crianças (determinísticos e aleatórios), sobre a necessidade de compreendê-los para resolver problemas que envolvem a incerteza.

A proposta para esta aula é analisar a justiça e a equidade problematizadas em situações aleatórias.

Serão discutidas duas propostas envolvendo aleatoriedade (em contextos distintos) para serem desenvolvidas em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.

Nesta aula , dois focos serão explorados por meio de problematização: a imprevisibilidade presente em situações aleatórias e a relação entre os graus de possibilidade e a linha de probabilidade proposta por De Walle (2009).

Esta aula trata de uma das dificuldades das crianças ao avaliar eventos possíveis e impossíveis: classificar e diferenciar as situações possíveis, mas altamente improváveis.

Esta aula aponta a importância do tema e sugere propostas para o trabalho em sala de aula.

A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso

Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.

Fechamos esse curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.

Autoras

Rita Batista

Rita Batista

Formadora

Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Foi coordenadora pedagógica por mais de 20 anos, na rede privada de ensino. Professora de Matemática da Educação Básica. Formadora de professores com foco no Ensino Fundamental e EJA. Colaboradora, em Matemática, da elaboração dos Parâmetros Curriculares para Educação Básica de Pernambuco e dos novos padrões de desempenho para o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). Especialista em Probabilidade, Estatística e Resolução de Problemas para elaboração de planos de aula da Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Google. Membro do grupo de pesquisa Geração (CNPq) de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilidade do Centro de Educação da UFPE.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Compreendendo a aleatoriedade”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *