Mathema Mathema

Desenvolvendo a competência leitora e escritora na resolução de problemas

Neste curso, a proposta é refletir a respeito de situações de aprendizagem nas quais os estudantes possam desenvolver a competência leitora e escritora, construir conhecimentos matemáticos e relacioná-los, na tentativa de resolver o problema, respondendo ao objetivo desse ato de leitura. Para isso, apresentaremos diversas estratégias para ensinar a ler e interpretar problemas, analisando os níveis de complexidade dessas habilidades em sala de aula.

Você aprenderá a:

• Identificar estratégias para formar o leitor de problemas;

• Desenvolver estratégias para ensinar a ler e interpretar problemas, analisando os níveis de complexidade dessas habilidades em sala de aula;

• Conhecer estratégias de como desenvolver elaboradores de problemas e o uso deste recurso como potencializador de aprendizagem.

 

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Refletindo sobre o tema

Reflexão inicial a respeito do uso de textos nas aulas de Matemática.

Vamos refletir?

Leitura de um texto a respeito da importância da leitura nas aulas de Matemática.

Falando com o especialista

Videoaula sobre a importância do trabalho com a leitura e interpretação do texto problema em Matemática.

De olho na sala de aula

Atividades a serem realizadas em sala de aula para melhorar a competência leitora em Matemática.

Parada para avaliação

Propostas para ampliar o trabalho com a competência leitora em aula.

Vamos refletir

Reflexão sobre o uso de textos do livro didático, paradidáticos e jornalísticos como possibilidades de trabalhar a leitura nas aulas de Matemática.

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Vamos refletir

Atividades para o trabalho com a competência escritora nas aulas de Matemática.

Organizando as aprendizagens

Retomada dos temas desenvolvidos no curso.

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Autora

Luciane Rosenbaum

Luciane Rosenbaum

Formadora

Doutora em Educação Matemática na PUC-SP, bacharelada em Comunicação Social e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Desenvolve pesquisas na área de Desenvolvimento Curricular; participou do desenvolvimento de material didático ou instrucional para as escolas rurais do estado do Acre e para as escolas municipais da cidade de São Paulo; é membro da equipe de autores do livro que apresenta os estudos comparados dos currículos de Matemática de países da América Latina; atuou como formadora em curso de formação continuada para professores da cidade de Barueri organizado pela PUC-SP. Atualmente, é professora da rede particular de ensino da cidade de São Paulo e atuou como docente em Matemática na Educação Básica na rede pública do estado de São Paulo.

1 avaliação para Desenvolvendo a competência leitora e escritora na resolução de problemas

  1. Avatar

    CLAUDICÉIA CELESTE DA SILVA

    ÓTIMO.
    VOU ESTUDAR, QUE COMPARTILHAR COM MEUS ESTUDANTES.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X