Mathema Mathema

É importante trabalhar resolução de problemas na Educação Infantil?

Um dos motivos mais importantes para o estudo da Matemática na escola é o desenvolvimento da habilidade em resolver problemas. Esta aprendizagem é essencial, não apenas para a Matemática, mas também para desenvolver as suas potencialidades em termos de inteligência e cognição. É por isso que acreditamos que a resolução de problemas deve estar presente em todas as séries escolares, especialmente por possibilitar ao aluno a alegria de vencer obstáculos e vivenciar o que significa fazer Matemática na prática. Neste sentido, a primeira característica para a abordagem de resolução de problemas que propomos é considerar como problema toda situação que permita algum questionamento ou investigação.

Neste curso você terá oportunidade de conhecer diferentes tipos de problemas que podem ser explorados na Educação Infantil. Essas situações-problema podem ser atividades planejadas, jogos, busca e seleção de informações, resolução de problemas não convencionais e até mesmo os convencionais, desde que estimulem o desafio e provoquem na criança a necessidade de buscar uma solução com os recursos de que ela dispõe no momento.

Você aprenderá a:

• Refletir sobre a concepção do que é resolução de problemas para alunos da Educação Infantil;

• Refletir sobre a importância do trabalho com diferentes tipos de problemas na Educação Infantil

• Conhecer diferentes tipos de problemas que podem ser trabalhados na Educação Infantil: adivinhas; simulando a realidade, a partir de material texto, cotidiano, com jogos, imagem e a partir de um cenário;

• Refletir o que são problemas convencionais e não convencionais

• Compreender o trabalho com jogos na perspectiva da resolução de problemas.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Educação Infantil
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Reflexão a partir de três situações-problema.

Videoaula sobre tipos de problema que são trabalhados na Educação Infantil.

Texto sobre os tipos de problemas a partir de uma figura e a partir um texto.

Sequência didática para exemplificar o trabalho com jogos e resolução de problemas.

Cinco questões valendo 2 pontos cada uma.

Reflexões a partir de um relato de prática de uma professora, envolvendo o problema de cenário.

Coletânea de problemas para o professor usar em seu planejamento.

Proposição de um planejamento anual a partir das reflexões e principais características apresentadas sobre diferentes tipos de problemas.

Hora de revisar o que foi estudado.

Cinco questões valendo 2 pontos cada uma.

Fechamos este curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.

Autoras

Mirela Mendes

Mirela Mendes

Formadora

Mestre em ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2016), graduada em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas Ipiranga (1998). Possui experiência de 25 anos na área de educação e é coordenadora dos projetos de formação continuada do Mathema.

Carla Crispim

Carla Crispim

Formadora

Coordenadora dos Projetos Ciranda e Integrar. Atuou por mais de 20 anos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I como professora, coordenadora e diretora pedagógica. É uma das autoras do Ciranda, material pedagógico voltado para crianças de 3 a 5 anos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “É importante trabalhar resolução de problemas na Educação Infantil?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X