Mathema Mathema

É possível resolver problemas antes mesmo de saber ler?

Será que crianças são capazes de resolver problemas matemáticos antes de aprenderem a ler? Já parou para pensar nisso? Esta é a principal questão que vem à tona quando pensamos no trabalho com a resolução de problemas durante a Educação Infantil. Devemos fazer esse tipo de propostas a alunos tão pequenos? Acreditamos que sim! Neste curso nossa intenção é compartilhar diferentes modos de propor a leitura dos problemas para as crianças pequenas e algumas estratégias para o trabalho com formulação de problemas na Educação Infantil. Os exemplos apresentados servirão como apoio para você planejar as suas aulas. Bons estudos!

Você aprenderá a:

• Refletir sobre a concepção do que é resolução de problemas para alunos da Educação Infantil;

• Refletir sobre a importância do trabalho com problemas nessa faixa etária;

• Conhecer diferentes estratégias para o trabalho com leitura e escrita de problemas com crianças pequenas;

• Compreender o trabalho com jogos na perspectiva da resolução de problemas.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Educação Infantil
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Reflexão sobre diferentes falas de professores a respeito do que eles pensam sobre a resolução de problemas por crianças não leitoras, e um espaço para o cursista responder o que pensa sobre o assunto.

Videoaula sobre o que é para uma criança de Educação Infantil resolver um problema; o que é "ler" problemas para uma criança não leitora; que tipo de experiências as crianças pequenas devem ter.

Texto sobre resolução de problemas de Matemática na Educação Infantil com exemplos de estratégias que podem ser usadas.

Relato de prática de uma professora contando como propôs a "leitura” de um problema aos seus alunos de 4 anos.

Cinco questões valendo 2 pontos cada uma.

Plano de aula com uma proposta de resolução de problema para crianças não leitoras.

Reflexões a partir de vídeo sobre uma proposta de formulação de problemas com crianças de 5 anos.

Dicas de como pensar o trabalho com crianças não leitoras.

Esquema com revisão do conteúdo do curso: estratégias para o trabalho de problemas para crianças não leitoras.

Cinco questões valendo 2 pontos cada uma.

Agora você conhecerá um pouco sobre o autor deste material, bem como a bibliografia
utilizada no decorrer do curso.

Autoras

Mirela Mendes

Mirela Mendes

Formadora

Mestre em ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2016), graduada em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas Ipiranga (1998). Possui experiência de 25 anos na área de educação e é coordenadora dos projetos de formação continuada do Mathema.

Carla Crispim

Carla Crispim

Formadora

Coordenadora dos Projetos Ciranda e Integrar. Atuou por mais de 20 anos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I como professora, coordenadora e diretora pedagógica. É uma das autoras do Ciranda, material pedagógico voltado para crianças de 3 a 5 anos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “É possível resolver problemas antes mesmo de saber ler?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X