Mathema Mathema

Ensinando a ler e interpretar problemas

Experimente grátis

Neste curso, vamos apresentar situações de aprendizagem nas quais os estudantes possam desenvolver a competência leitora, construir conhecimentos matemáticos e relacioná-los na tentativa de resolver um problema. Para isso, apresentaremos diversas estratégias para ensinar a ler e interpretar problemas, analisando os níveis de complexidade dessas habilidades em sala de aula.

Você aprenderá a:

• Entender o papel da leitura nas aulas de Matemática.

• Elaborar estratégias para melhoria na leitura e na interpretação de problemas matemáticos.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Refletindo sobre o tema

Análise de situações relacionadas à leitura e interpretação de problemas.

Vamos refletir?

Leitura de um texto que trata das diferentes estratégias para ensinar a leitura de problemas matemáticos.

Sala de aula em ação

Vídeo de uma prática pedagógica com problemas fatiados.


Qual é o problema?



Atividades para estimular a interpretação de problemas matemáticos.

De olho na sala de aula

Estratégias didáticas para identificar diferentes partes de um problema (pergunta, dados e informações).

Sala de aula em ação

Relato de uma professora com estratégias para estimular a interpretação dos problemas matemáticos.

Organizando as aprendizagens

Síntese do conteúdo do curso.

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Autoras

Mirela Mendes

Mirela Mendes

Formadora

Mestre em ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2016), graduada em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas Ipiranga (1998). Possui experiência de 25 anos na área de educação e é coordenadora dos projetos de formação continuada do Mathema.

Liane Poggeti

Liane Poggeti

Formadora

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, especialista em Ensino de Matemática pela Universidade de Franca, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, autora de livros didáticos do Ensino Fundamental, professora de Ensino Fundamental e coordenadora da área de Matemática do Ensino Fundamental na rede particular de ensino.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ensinando a ler e interpretar problemas”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *