Mathema Mathema

Equações: muito além da resolução

Neste curso, estudaremos o tema Equações do 1º grau com uma variável, normalmente sistematizado no 7º ano do Ensino Fundamental após breves exercícios com leitura e escrita de expressões algébricas.  Ao iniciarmos a Álgebra dessa forma, o aluno entende que as variáveis são valores numéricos desconhecidos no início e determináveis após alguns cálculos. Isso ocorre porque normalmente trabalhamos com equações e sistemas que têm sempre solução e uma única solução.

Você já pensou como este trabalho apressado com determinação do valor de incógnitas afasta o aluno do sentido da variável? No 7º ano, por exemplo, se o foco for somente resolução de equações, inequações e sistemas de primeiro grau, o aluno não terá contato com uma variável que varia, e sim com valores numéricos momentaneamente desconhecidos.

Durante o percurso, vamos propor uma forma de trabalhar as equações em sala de aula que busca ultrapassar a simples resolução e construir significados mais abrangentes do pensar algébrico.  Você vai aprender a:

• Refletir sobre a introdução apressada das equações e suas consequências no aprendizado da Álgebra;

• Trabalhar a construção do pensamento algébrico a partir da construção do conceito de variável;

• Iniciar o aluno na leitura e compreensão da escrita algébrica por meio do trabalho com as diferentes ideias da álgebra (USISKIN, 1994): aritmética generalizada, estudo de procedimentos para resolver certos tipos de problemas, estudo de relações entre grandezas e de estruturas;

• Trabalhar o uso da letra como variável e, posteriormente, como incógnita;

• Iniciar o estudo das equações de 1º grau pela ideia de equivalência trazida pelo equilíbrio entre os dois pratos de uma balança;

• Resolver equações pelo uso das operações inversas;

• Trabalhar possibilidades de intervenção do professor em possíveis dificuldades dos alunos na resolução de equações.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Aqui, você será convidado a refletir sobre o ensino apressado de equações e suas consequências para a construção do pensamento algébrico.

Nesta aula você assistirá a um vídeo com um especialista falando sobre como as equações costumam ser abordadas nos anos finais do Ensino Fundamental.

Você conhecerá uma sequência de atividades para ser realizada em sala de aula, com o objetivo de permitir ao aluno formular regras e expressar-se algebricamente por meio da generalização de regularidades observadas em sequências numéricas e padrões.

Nesta aula convidamos você a refletir sobre a organização de um planejamento para o ensino de equações no 7º ano de forma a primeiro iniciar a construção do conceito de variável propriamente dita.

Pausa nos estudos para realização de um teste avaliativo.

Agora você verá uma animação que apresenta um recurso representativo da equivalência entre os dois lados de uma igualdade: as balanças de dois pratos.

A aula 7 aborda novamente a representação e a resolução de equações associada à ideia de equilíbrio da balanças de dois pratos.

Vamos dar continuidade ao trabalho de escrita e resolução de equações pelo uso de operações inversas, a partir de um jogo em
que os alunos terão de “descobrir” um número pensado e usar a letra como incógnita.

Nesta aula sintetizamos os principais conteúdos apresentados no curso em uma apresentação de PowerPoint.

Para finalizar, você vai realizar novamente um teste avaliativo.

Aqui você poderá conhecer as referências utilizadas na elaboração do curso, bem como conhecerá o conteudista responsável por este material.

Autoras

Cristina Dalva Van Berghem Motta

Cristina Dalva Van Berghem Motta

Formadora

Doutora em Educação, na área de Ensino de Ciências, pela Faculdade de Educação da USP; mestre em Educação, na área de Ensino de Ciências, pela Faculdade de Educação da USP; licenciada em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu. É professora da Faculdade do Educador (Feduc), no curso de Pedagogia; coordenadora pedagógica aposentada da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde exerceu função de formadora de professores e de coordenadores pedagógicos na Diretoria Regional de Santo Amaro. Foi professora de Matemática da Educação Básica na rede pública durante 20 anos.

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