Mathema Mathema

Escuta, fala, pensamento e imaginação e a Matemática

Neste curso, você aprofundará seu conhecimento sobre o campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, existente no documento da Base Nacional Comum Curricular, de 2017. Além disso, estabelecerá relações entre esse campo de experiências e a Matemática por meio do trabalho com jogos.

Você aprenderá a:

-Possibilitar a análise e a criação de propostas em Matemática que envolvam o campo de experiência “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”;

• Reconhecer e aplicar as contribuições dos direitos de aprendizagem “brincar” e “explorar” em Matemática; -Relacionar a progressão do trabalho em Matemática para crianças de 3, 4 e de 5 anos, refletindo sobre os conteúdos específicos e, consequentemente, sobre a organização curricular proposta na BNCC;

• Refletir sobre a perspectiva metodológica da resolução de problemas na Educação Infantil a luz da BNCC compreendendo o uso dos jogos como um recurso para o desenvolvimento de habilidades;

• Compreender como se dá a construção do conceito de números no campo de experiência “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações a partir do trabalho com quadro numérico;

• Perceber a arte como transversal no trabalho com o campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e a Matemática;

• Planejar aulas relacionadas ao campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” integrado ao conhecimento matemático.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Educação Infantil
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Vamos iniciar os estudos com histórias em quadrinhos e perguntas para começar a instigar a reflexão sobre o tema.

Nesta aula, você encontrará dois textos para leitura que darão respaldo às discussões seguintes.

Este é o momento de assistir a um vídeo curto, com o objetivo de entender melhor os conceitos envolvidos na resolução de problemas.

Nesta aula você deverá fazer uma análise relacionada a painéis de soluções, a partir de respostas dadas por crianças.

Nesta aula você deverá fazer uma análise relacionada a painéis de soluções, por meio de respostas dadas por crianças.

Nesta aula, você analisará três sequências didáticas vinculadas à literatura infantil em matemática e planejará uma situação semelhante para desenvolver com seus alunos.

Aqui você encontrará uma indicação de leitura complementar sobre resolução de problemas para se aprofundar no assunto.

Nesta aula é aprofundada, por meio de vídeo, a reflexão sobre a resolução de problemas por crianças de Educação Infantil.

Nesta aula é aprofundada, por meio de vídeo, a reflexão sobre a resolução de problemas por crianças de Educação Infantil.

Este é um momento de sistematização das aprendizagens – fechamentos das ideias trabalhadas.

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Autoras

Bruna Giacomeli Maia Santicioli

Bruna Giacomeli Maia Santicioli

Formadora

Bruna Giacomeli Maia Santicioli é mestre e especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP, psicopedagoga e pedagoga. É assessora pedagógica em Educação Infantil e Ensino Fundamental I em escolas públicas e privadas, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância; produtora de artigos e conteúdos didáticos voltados à Educação Infantil e às áreas de Língua Portuguesa e Matemática para o Ensino Fundamental I, além de atuar como editora e revisora de textos. Foi Coordenadora Pedagógica, banca de elaboração de concurso público, professora polivalente de Ensino Fundamental e auxiliar de primeira infância na Educação Infantil.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Escuta, fala, pensamento e imaginação e a Matemática”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X