Mathema Mathema

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e a Matemática

Neste curso, você aprofundará seu conhecimento sobre o campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, existente no documento da Base Nacional Comum Curricular, de 2017. Além disso, estabelecerá relações entre esse campo de experiências e a Matemática por meio do trabalho com jogos.

Você aprenderá a:

-Possibilitar a análise e a criação de propostas em Matemática que envolvam o campo de experiência “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”;

• Reconhecer e aplicar as contribuições dos direitos de aprendizagem “brincar” e “explorar” em Matemática; -Relacionar a progressão do trabalho em Matemática para crianças de 3, 4 e de 5 anos, refletindo sobre os conteúdos específicos e, consequentemente, sobre a organização curricular proposta na BNCC;

• Refletir sobre a perspectiva metodológica da resolução de problemas na Educação Infantil a luz da BNCC compreendendo o uso dos jogos como um recurso para o desenvolvimento de habilidades;

• Compreender como se dá a construção do conceito de números no campo de experiência “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações a partir do trabalho com quadro numérico;

• Perceber a arte como transversal no trabalho com o campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e a Matemática;

• Planejar aulas relacionadas ao campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” integrado ao conhecimento matemático.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Educação Infantil
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Iniciaremos o curso propondo uma reflexão inicial sobre o campo de experiência “ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e o planejamento de Matemática.

Você assistirá a um vídeo para entender alguns conceitos relacionados à construção do conceito de números e o uso de jogos em matemática.

Você lerá um texto para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Você conhecerá um jogo que poderá ser desenvolvido no campo de experiência “ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Você realizará a atividade avaliativa 1 e, caso não obtenha a média, terá a oportunidade de refazer o teste.

Para continuarmos nossos estudos, discutiremos o trabalho com rotina para que os alunos construam a noção de tempo a partir de um relato de prática de uma professora de uma turma de 3 anos.


Nesta aula,, exploraremos mais algumas atividades para o trabalho com a noção de tempo do campo de experiência “Espaços, Tempos; Quantidades; Relações e Transformações” .

Apresentaremos alguns cuidados ao elaborar o planejamento considerando os campos de experiência apresentados na BNCC.

Nesta aula, você terá a oportunidade de retomar os principais tópicos trabalhados no módulo.

Você realizará a atividade avaliativa 2 e, assim como anteriormente, terá a oportunidade de refazer o teste caso não obtenha a média.

Você conhecerá um pouco sobre o autor deste curso, bem como a bibliografia utilizada para a elaboração deste matéria.

Autora

Bruna Giacomeli Maia Santicioli

Bruna Giacomeli Maia Santicioli

Formadora

Bruna Giacomeli Maia Santicioli é mestre e especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP, psicopedagoga e pedagoga. É assessora pedagógica em Educação Infantil e Ensino Fundamental I em escolas públicas e privadas, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância; produtora de artigos e conteúdos didáticos voltados à Educação Infantil e às áreas de Língua Portuguesa e Matemática para o Ensino Fundamental I, além de atuar como editora e revisora de textos. Foi Coordenadora Pedagógica, banca de elaboração de concurso público, professora polivalente de Ensino Fundamental e auxiliar de primeira infância na Educação Infantil.

1 avaliação para Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e a Matemática

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e a Matemática”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X