Mathema Mathema

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e a Matemática

Neste curso você conhecerá sobre o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, existente na Base Nacional Comum Curricular (2017) e suas relações com a Matemática. O foco deste módulo está no trabalho com resolução de problemas e com a literatura infantil como uma das possibilidades de integração da matemática com esse campo de experiência. Ainda nesse cenário, estudaremos os direitos de aprendizagem “expressar-se” e “participar”, que aparecerão como pano de fundo para refletirmos sobre a aprendizagem das crianças entre 3 e 5 anos de idade.

Você aprenderá a:

• Refletir sobre o trabalho com resolução de problemas e os diferentes tipos de problemas adequados à Educação Infantil.

• Perceber a relação entre os registros infantis em matemática e o avanço na resolução de problemas e na oralidade a partir de proposta de painel de soluções.

• Relacionar a literatura infantil em matemática à resolução de problemas e ao desenvolvimento da oralidade.

• Reconhecer e aplicar as contribuições dos direitos de aprendizagem expressar e participar em Matemática.

• Possibilitar a análise e a criação de propostas em Matemática que envolvam o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” aliada a outros campos de experiência proposto na BNCC.

• Perceber a arte como transversal no trabalho com o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e a Matemática.

• Relacionar a progressão do trabalho em Matemática para crianças de 3, de 4 e de 5 anos, refletindo sobre os conteúdos específicos e, consequentemente, sobre a organização curricular.

• Planejar aulas relacionadas ao campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” integradas ao conhecimento matemático.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Educação Infantil
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Iniciaremos o curso propondo uma reflexão inicial sobre o campo de experiência “ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” e o planejamento de Matemática.

Você assistirá a um vídeo para entender alguns conceitos relacionados à construção do conceito de números e o uso de jogos em matemática.

Você lerá um texto para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Você conhecerá um jogo que poderá ser desenvolvido no campo de experiência “ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Você realizará a atividade avaliativa 1 e, caso não obtenha a média, terá a oportunidade de refazer o teste.

Para continuarmos nossos estudos, discutiremos o trabalho com rotina para que os alunos construam a noção de tempo a partir de um relato de prática de uma professora de uma turma de 3 anos.


Nesta aula,, exploraremos mais algumas atividades para o trabalho com a noção de tempo do campo de experiência “Espaços, Tempos; Quantidades; Relações e Transformações” .

Apresentaremos alguns cuidados ao elaborar o planejamento considerando os campos de experiência apresentados na BNCC.

Nesta aula, você terá a oportunidade de retomar os principais tópicos trabalhados no módulo.

Você realizará a atividade avaliativa 2 e, assim como anteriormente, terá a oportunidade de refazer o teste caso não obtenha a média.

Você conhecerá um pouco sobre o autor deste curso, bem como a bibliografia utilizada para a elaboração deste matéria.

Autora

Bruna Giacomeli Maia Santicioli

Bruna Giacomeli Maia Santicioli

Formadora

Bruna Giacomeli Maia Santicioli é mestre e especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP, psicopedagoga e pedagoga. É assessora pedagógica em Educação Infantil e Ensino Fundamental I em escolas públicas e privadas, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância; produtora de artigos e conteúdos didáticos voltados à Educação Infantil e às áreas de Língua Portuguesa e Matemática para o Ensino Fundamental I, além de atuar como editora e revisora de textos. Foi Coordenadora Pedagógica, banca de elaboração de concurso público, professora polivalente de Ensino Fundamental e auxiliar de primeira infância na Educação Infantil.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações e a Matemática”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X