Mathema Mathema

Explorando o espaço amostral

Neste curso iremos discutir acerca do espaço amostral, evidenciando sua importância para o desenvolvimento do pensamento probabilístico na resolução de situações que envolvem Probabilidade.

Você aprenderá a:

• Reconhecer e analisar espaços amostrais em situações envolvendo probabilidade;

• Associar a proximidade de problemas de contagem ao espaço amostral;

• Reconhecer problemas do tipo produto cartesiano, elaborando e resolvendo situações desta natureza;

• Compreender o uso do princípio multiplicativo na resolução de problemas de contagem.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Nesta aula vamos discutir o conceito de espaço amostral e a importância dele para a aprendizagem da probabilidade.

Faremos uma reflexão acerca da importância do raciocínio combinatório para o ensino da probabilidade no que tange à compreensão do espaço amostral.

Nesta aula faremos uma discussão sobre problemas de contagem para o trabalho em sala de aula em conformidade com a BNCC. Trataremos especificamente dos problemas do tipo “produto cartesiano”.

Aqui a ideia é discutir questões viáveis para o desenvolvimento do raciocínio combinatório no que diz respeito a problemas de “produto cartesiano”.

Nesta aula vamos discutir situações vivenciadas por crianças em propostas pedagógicas que envolvem o trabalho com listas de possibilidades.

Será realizada uma atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.

Neste vídeo mostramos que há outros tipos de problemas de contagem que envolvem o raciocínio combinatório, além do produto cartesiano.

Como planejar uma aula envolvendo espaço amostral para ser vivenciada nos anos iniciais.

A ideia desta aula é retomar e refletir acerca de conceitos trabalhados ao longo do curso, estabelecendo uma comparação entre o que foi considerado relevante e o que foi realmente aprendido ou redimensionado.

Avaliar as aprendizagens construídas ao longo do percurso por meio de uma atividade avaliativa.

Fechamos esse curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.

Autoras

Rita Batista

Rita Batista

Formadora

Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Foi coordenadora pedagógica por mais de 20 anos, na rede privada de ensino. Professora de Matemática da Educação Básica. Formadora de professores com foco no Ensino Fundamental e EJA. Colaboradora, em Matemática, da elaboração dos Parâmetros Curriculares para Educação Básica de Pernambuco e dos novos padrões de desempenho para o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). Especialista em Probabilidade, Estatística e Resolução de Problemas para elaboração de planos de aula da Nova Escola em parceria com a Fundação Lemann e o Google. Membro do grupo de pesquisa Geração (CNPq) de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilidade do Centro de Educação da UFPE.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Explorando o espaço amostral”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X