Mathema Mathema

Explorando simetrias na arte e na natureza

A inserção das representações geométricas na natureza e no meio artístico são alguns dos elementos estudados neste curso. Alinhada às pesquisas mais recentes sobre aprendizagem de Geometria e em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), essa formação propõe tornar mais dinâmica as habilidades desenvolvidas em sala de aula a fim de proporcionar maior interação entre os alunos.

Você aprenderá a:

• Conhecer as principais definições envolvidas na Geometria das Transformações;

• Explorar as simetrias em sala de aula usando motivos que aparecem na Natureza e na Música;

• Desenvolver atividades diversificadas para trabalhar em sala de aula conceitos de congruência e isometrias com ênfase na reflexão, translação e rotação.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Atividades de simetria em obras de arte e em situações do cotidiano.

Vídeo comparando as contribuições da Geometria das Transformações com a Geometria Euclidiana.

Sugestões de atividades envolvendo simetrias na natureza.

Sugestões de atividades envolvendo simetrias na música.

Atividade avaliativa considerando o percurso de estudos e aprendizagens percorrido até o momento.

Conceitos matemáticos de simetrias, isometrias e congruência.

Atividades diversificadas sobre simetria para sala de aula.

Dificuldades envolvendo a aprendizagem de conceitos de Geometria das Transformações.

Sistematização dos conceitos do curso.

Avaliação das aprendizagens construídas ao longo do curso.

Fechamento do curso, sobre o autor e bibliografia utilizada.

Autoras

Fabricio Eduardo Ferreira

Fabricio Eduardo Ferreira

Formadora

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) em São José do Rio Preto (2013), onde atuou como professor formador do PNAIC (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa) em 2014. Possui Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Ensino Médio pela UNESP de São José do Rio Preto (2002) e licenciatura em Matemática pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva (1999) onde é professor dos cursos de licenciatura em Matemática e licenciatura em Pedagogia. Também é professor efetivo da rede estadual de São Paulo e mentor do Time de Autores da Associação Nova Escola. Suas principais linhas de atuação são História da Matemática e ensino aprendizagem de Matemática através de jogos e novas tecnologias.

1 avaliação para Explorando simetrias na arte e na natureza

  1. Avatar

    Maria Helena do Prado

    Gostei dos itens apresentados.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X