Mathema Mathema

Funções e suas diferentes representações

Uma das justificativas para o ensino sobre Funções na escola é a possibilidade que elas apresentam para estudarmos o comportamento de fenômenos, tanto do cotidiano como de outras áreas do conhecimento como a Física, a Geografia ou a Economia. Para isso, é necessário desenvolver nos alunos competências associadas a diferentes tipos de representações da Função: linguagem escrita, algébrica, gráfica, tabelas ou quadros, e representações por meio de desenhos ou esquemas.

Neste curso vamos apresentar atividades que têm como foco a linguagem matemática associada a essas representações. Também vamos propor reflexões sobre o desenvolvimento de habilidades a elas relacionadas.

Você aprenderá a:

Compreender as diferentes representações das Funções.

Refletir sobre as dificuldades que os estudantes têm em relacionar diferentes representações de Função.

Investigar práticas de ensino e explorar diferentes recursos didáticos que permitam o desenvolvimento das linguagens associadas à representação de funções.

Resolver situações-problema que envolvam padrões e variação de grandezas por meio do conceito de função.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

O cursista precisará arrastar informações em uma atividade que propõe associar diferentes representações de uma mesma função.

Texto sobre tipos de representações baseadas na referência de Van de Walle: físicas ou pictóricas, quadro ou tabela, declaração simbólica, gráfico e linguagem em palavras.

Foco nas modelagens de padrões físicos ou pictóricos.

Analisar sequência didática e elencar os objetivos.

Foco matemático na “tradução” entre representações.

Conversar sobre o que é relevante que o aluno saiba em relação à definição formal de função do ponto de vista matemático.

Após analisar uma sequência didática, o cursista deve assinalar os objetivos da aula em uma lista.

Tradução entre representação por linguagem e gráficos.

Organização das habilidades a serem desenvolvidas no ensino de Função a partir dos pressupostos da BNCC para o Ensino Fundamental. Compreensão da relação entre o desenvolvimento de competências matemáticas e habilidades relacionadas a conceitos de Funções na BNCC do Ensino Médio.

Teste do conteúdo visto no curso.

Conheça um pouco sobre a autora desse material e veja a bibliografia utilizada na elaboração do curso.

Autora

Letícia Vieira Oliveira Giordano

Letícia Vieira Oliveira Giordano

Formadora

Professora da Educação Básica e de Ensino Superior no curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de São Paulo no Campus Cubatão. Possui experiência com formação inicial e continuada de professores. Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Funções e suas diferentes representações”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *