Mathema Mathema

Medindo comprimentos

Você já parou para pensar que a humanidade realiza medições constantemente? Hoje, por exemplo, desde a hora que você acordou provavelmente já estimou alguma medida e nem deve ter se dado conta, de tão orgânica que essa atitude se tornou. O trabalho com números e medidas são de uso frequente e merecem nossa atenção em sala de aula, já que os alunos irão se deparar com situações simples e complexas de serem solucionadas e que tais conhecimentos facilitarão suas ações, suas tomadas de decisão, sua vida social. Neste curso abordaremos uma grandeza em especial: a medida de comprimento. Você poderá refletir sobre o ensino e aprendizagem desse tema de acordo com o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Abordaremos os principais aspectos do trabalho com medidas e também traremos boas situações para serem utilizadas na prática da sala de aula!

Você aprenderá a:

• Discutir sobre a grandeza comprimento e suas respectivas unidades de medida;

• Conhecer a constituição histórica das unidades de medida utilizadas socialmente e a importância das mesma

• Apresentar propostas de trabalho em sala de aula para o estudo das medidas de comprimento.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Apresentar uma situação de medida de comprimento em que a criança não possua instrumentos de medição padronizados. A atividade vai proporcionar ao professor a discussão em sala de aula em torno da comparação para realizar uma medição.

Vídeo do especialista apresentando o que é medir e os tipos de medição (remeter à ideia de grandeza de comprimento como exemplo para elucidar).

Propor atividades em que os alunos escolham unidades de medida de comprimento para realizar medições. Para a discussão, podemos propor questionamentos a fim de que os alunos possam debater essas experiências em sala de aula.

A partir de uma notícia da internet sobre os problemas com as informações utilizadas no sistema da sonda Mars Climate Orbiter, em 1999, propor uma reflexão sobre a importância da escolha de unidades de medida na comunicação. Trazer também, a partir da História da Matemática, uma apresentação que conceitue a grandeza Comprimento, incluindo a definição de algumas unidades de medida como metro, jardas, pés, polegadas etc (falar do SI nesse momento).

Responder a um teste sobre o que foi apontado até o momento no curso: a história da grandeza comprimento, as unidades de medidas padronizadas, não-padronizadas e o trabalho em sala de aula sobre o tema.

Evidenciar em um texto, utilizando unidades de medida incomuns, a necessidade de trabalhar medições socialmente conhecidas e suas relações.

Criar coletivamente uma unidade de medida padrão e solicitar que eles construam suas próprias réguas.

Estruturar a organização do trabalho com a grandeza Comprimento e suas unidades de medida segundo a proposta da BNCC, elucidando, inclusive, o diálogo com o campo de Números (conforme atividade anterior).

Retomar aspectos trabalhados durante o curso visando um fechamento.

Avaliar os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Fechamento sobre o trabalho realizado durante o curso.

Autoras

Fernando Barnabé

Fernando Barnabé

Formadora

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da UFBA, em Salvador (BA), além de professor de outras instituições de Ensino Superior particulares nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Trabalha com autoria de cursos e materiais para editoras e instituições de ensino. Com experiência em sala de aula desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior, atua com formação de professores por todo o país.

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