Mathema Mathema

O algoritmo americano no processo de compreensão da divisão

Vamos trabalhar a resolução de situações envolvendo divisão com o algoritmo americano. O objetivo é contribuir para a prática de construção da operação de divisão com significado, analisando e discutindo estratégias e registros de alunos. Para compreender e efetuar divisões pelo processo americano, exploramos a compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND), estimativas e a relação entre multiplicação e divisão. Além disso, apresentaremos sugestões de atividades para vivenciar em sala de aula.

Você aprenderá a:

• Analisar e compreender o algoritmo americano e sua importância para o ensino e aprendizagem de divisões com significado.

• Conhecer e desenvolver estratégias didáticas para o aluno solucionar situações-problema envolvendo divisão pelo procedimento do algoritmo americano.

• Analisar produções de alunos e possíveis intervenções do professor que contribuam para a compreensão do algoritmo americano da divisão.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
Autoinstrucional

Percurso formativo:

Analisaremos estratégias de resolução envolvendo divisão de números naturais.

Videoaula retomando as propostas da aula anterior e explicando a construção do algoritmo americano, bem como sua importância para a compreensão do cálculo de divisão.

Esta aula propõe atividades para serem vivenciadas com os alunos a fim de explorar o algoritmo americano ou subtrações sucessivas, partindo das estratégias pessoais para o registro desse algoritmo e oportunizando um fechamento com a escrita da aprendizagem.

Estudo de texto sobre a funcionalidade do algoritmo americano ou algoritmo das subtrações sucessivas para a resolução de divisões.

Serão apresentados cinco situações para o cursista solucionar.

Análise de dois procedimentos de cálculo de divisão utilizando o algoritmo americano.

Propiciar ao cursista a oportunidade de explorar alguns pontos característicos e que favorecem a abordagem do algoritmo americano.

Propor situações que envolvam o algoritmo americano contribuindo para o ensino e aprendizagem da divisão.

Resumo em formato de diagrama com as ideias principais sobre o curso.

Avaliar a aprendizagem do curso.

Você conhecerá um pouco sobre o autor do curso, bem como a bibliografia utilizada para a elaboração deste material.

Autoras

Sonia Maria Neves

Sonia Maria Neves

Formadora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela UPE - Campus Petrolina. Especialista em Programação do Ensino de Matemática pela UPE e em Interdisciplinaridade pelo IBPEX. Professora das Redes Estadual e Municipal de Petrolina - PE. Participou como colaboradora dos Parâmetros Curriculares de Matemática da Rede Estadual de Pernambuco (2012) e da Proposta Pedagógica do Sistema Municipal de Educação de Petrolina-PE (2012/2013). Participou do Time de Autores da NOVA ESCOLA como mentora e autora de Planos de Aula de Matemática. Atua como formadora de professores de Matemática da Secretaria Municipal de Petrolina.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O algoritmo americano no processo de compreensão da divisão”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *