Mathema Mathema

O brincar e a resolução de problemas

Você acha que brincar é importante para uma criança? Para Adriana Friedmann (2012), brincar é essencial na vida de qualquer criança desde o seu nascimento. Segundo ela: “além de ser um fenômeno que é da natureza de qualquer ser humano, é uma das linguagens espontâneas através das quais a criança se expressa, descobre o mundo, as pessoas e os objetos à sua volta, aprende e incorpora valores e as singularidades das diferentes culturas com as quais se conecta”. Mas será que, além de prazeroso, é possível aprender por meio das brincadeiras na Educação Infantil?

Você aprenderá a:

• Refletir sobre a relação do brincar e a Resolução de Problemas (RP) na Educação Infantil;

• Pensar na relação entre o brincar, a Resolução de Problemas e a Neurociência;

• Analisar a RP presente em propostas como a amarelinha e o jogo de boliche;

• Refletir se jogo e brincadeira são a mesma coisa.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Educação Infantil
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Reflexão sobre a importância do brincar na EI por meio da análise de um vídeo e trechos de especialistas.

Videoaula sobre a relação entre o brincar, a Resolução de Problemas (RP) e a neurociência.

Texto sobre a relação do brincar com a resolução de problemas de Matemática na Educação Infantil, com exemplos de brincadeiras que podem ser usadas.

Apresentação de diferentes tipos de amarelinha, levantamento de hipóteses das principais aprendizagens por meio dessa brincadeira, reflexão sobre a possibilidade de resolução de problemas.

Cinco questões valendo 2 pontos cada.

Análise da proposta de uma brincadeira e um jogo para levantar semelhanças e diferenças entre os dois. Organização de uma tabela com principais características de cada um.

Reflexões a partir do jogo de boliche no trabalho de resolução de problemas com crianças de 5 anos.

Relato de prática de uma professora, que conta como planejar um jogo para uma turma de 4 anos.

Esquema com revisão do conteúdo do curso: o brincar e a resolução de problemas.

Cinco questões valendo 2 pontos cada.

Vamos conhecer um pouco sobre o autor deste material, bem como as referências utilizadas?

Autoras

Mirela Mendes

Mirela Mendes

Formadora

Mestre em ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2016), graduada em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas Ipiranga (1998). Possui experiência de 25 anos na área de educação e é coordenadora dos projetos de formação continuada do Mathema.

Carla Crispim

Carla Crispim

Formadora

Coordenadora dos Projetos Ciranda e Integrar. Atuou por mais de 20 anos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I como professora, coordenadora e diretora pedagógica. É uma das autoras do Ciranda, material pedagógico voltado para crianças de 3 a 5 anos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O brincar e a resolução de problemas”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X