Mathema Mathema

O ensino do conceito de função: concepções e propostas para a sala de aula

O ensino de Funções é parte importante do conhecimento matemático desenvolvido na Educação Básica. Nas séries finais do Ensino Fundamental, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre o conceito de variação entre grandezas e de iniciar o estudo sobre alguns tipos de Funções.  No Ensino Médio, aprofunda-se esse estudo na intenção de compreender, descrever e investigar diferentes tipos de relações entre as duas variáveis. Nesse momento entram em cena modelos que empregam Funções de 1º ou 2º graus, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas.

Neste curso retomamos as principais ideias da Álgebra a fim de compreender as especificidades do ensino e aprendizagem de Funções para a construção do pensamento matemático. Conversaremos sobre algumas dificuldades comuns dos estudantes e apresentaremos sugestões de atividades que ajudam a pensar na Função como variação de grandezas, em paralelo ao uso de linguagens formais com foco no desenvolvimento da ideia de Função no sentido de generalização. 

Você aprenderá a:

• Refletir sobre as diferentes ideias associadas à Álgebra e sua relação com o ensino; 

• Perceber relações entre dificuldades comuns dos estudantes com a Álgebra e o modo como o conteúdo costuma ser ensinado; 

• Compreender o significado de Função e refletir sobre o ensino desse tópico nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio;

• Investigar práticas de ensino e explorar diferentes recursos didáticos que permitem o desenvolvimento do pensamento algébrico e a compreensão dos conceitos de Álgebra e Função.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Lista com quatro problemas, cada um associado a uma das ideias da Álgebra, para que o cursista comece a perceber a especificidade de cada uma delas.

Texto que sistematiza um comparativo entre as diferentes concepções do ensino em relação ao que a BNCC apresenta e o que se faz normalmente.

Pesquisa sobre o significado da palavra e apresentação de diversas situações nas quais ela aparece para discutir o sentido matemático.

Apresentação de sequência didática que evidencia a ideia de variação de grandezas associada à Função a partir do uso de gráficos em linha de mídia. Discussão do conceito de variáveis dependentes e independentes, pares ordenados, domínio e imagem.

Exercícios de associação das ideias da Álgebra. Questão de concurso sobre o papel de variável, sobre o conceito de Função, como classificar variável dependente e independente e o conceito de domínio e imagem.

Conversa sobre as principais dificuldades apresentadas pelos alunos e orientações para o trabalho (que serão retomadas durante todo o curso).

Jogando e problematizando o jogo “Mestre e Adivinho”.

Texto sobre o uso de jogos nas aulas de Matemática, proposta de relacionar com a sequência didática.

Proposta sobre a interpretação algébrica e modelagem de algumas situações que relacionam grandezas entre si.

Questões que evidenciam a intencionalidade em atividades envolvendo função.

Fechamos este curso e você conhecerá um pouco sobre o autor do material, bem como a bibliografia utilizada no decorrer do curso.

Autora

Letícia Vieira Oliveira Giordano

Letícia Vieira Oliveira Giordano

Formadora

Professora da Educação Básica e de Ensino Superior no curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de São Paulo no Campus Cubatão. Possui experiência com formação inicial e continuada de professores. Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O ensino do conceito de função: concepções e propostas para a sala de aula”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X