Mathema Mathema

O painel de soluções: uma estratégia para aprender Matemática

Neste curso, apresentaremos como trabalhar com a diversidade de estratégias pessoais dos alunos nas resoluções de problemas com o uso da estratégia didática painel de soluções. Estudaremos também a natureza do erro e suas contribuições para a aprendizagem da Matemática.

Você aprenderá a:

• Conhecer a importância do trabalho com o painel de soluções e as possíveis explorações a serem realizadas em sala de aula;

• Valorizar o uso da ideia do erro como fundamental para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática;

• Compreender a mudança de postura do professor ante os erros na promoção de um ambiente acolhedor e que combata a perversidade da resposta certa.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Refletindo sobre o tema

Análise das resoluções de alunos e reflexão a respeito da variedade de resoluções e os possíveis erros cometidos.

Vamos refletir?

Texto a respeito do papel da comunicação para as aulas de Matemática.

Sala de aula em ação

Será apresentada uma aula relatando um painel de soluções.

Planejando

Estratégias para planejar uma aula que explore um problema com o painel de soluções.

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Vamos refletir?

Texto a respeito da exploração dos erros na aula de Matemática e seu potencial de aprendizagem.

Sala de aula em ação

Como trabalhar propostas com o objetivo de explorar os erros e ações para promover a aprendizagem.

De olho na sala de aula

Apresentação de exemplos de situações para aprender a identificar os erros.

Organizando as aprendizagens

Momento de fechamento e sistematização de informações.

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Autoras

Luciane Rosenbaum

Luciane Rosenbaum

Formadora

Doutora em Educação Matemática na PUC-SP, bacharelada em Comunicação Social e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Desenvolve pesquisas na área de Desenvolvimento Curricular; participou do desenvolvimento de material didático ou instrucional para as escolas rurais do estado do Acre e para as escolas municipais da cidade de São Paulo; é membro da equipe de autores do livro que apresenta os estudos comparados dos currículos de Matemática de países da América Latina; atuou como formadora em curso de formação continuada para professores da cidade de Barueri organizado pela PUC-SP. Atualmente, é professora da rede particular de ensino da cidade de São Paulo e atuou como docente em Matemática na Educação Básica na rede pública do estado de São Paulo.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O painel de soluções: uma estratégia para aprender Matemática”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X