Mathema Mathema

Os problemas convencionais e não convencionais para aprender Matemática

Neste curso, apresentamos reflexões a respeito do trabalho com os problemas convencionais e os problemas não convencionais com foco nos diferentes tipos de problemas em uma perspectiva metodológica da resolução de problemas. A intenção é ampliar os conhecimentos práticos sobre a forma de abordar esses problemas em aula.

Você aprenderá a:

• Entender a importância do trabalho com diversos tipos de problemas para evitar ou desestabilizar crenças a respeito da resolução de problemas;

• Verificar as características do texto de um problema convencional e como problematizá-lo de modo a torná-lo mais desafiador.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Refletindo sobre o tema

Organização dos problemas em duas categorias para refletir acerca das diferenças entre eles.

Falando com o especialista

Videoaula acerca do trabalho e das características dos problemas convencionais.

De olho na sala de aula

Propostas para a exploração de problemas convencionais sob a Perspectiva Metodológica da Resolução de Problemas.

Qual é o problema?

Propostas que indicam como explorar problemas convencionais encontrados em livros didáticos de modo a torná-los mais desafiadores e interessantes.

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Falando com o especialista

Videoaula sobre os problemas não convencionais e o potencial de utilizar esse tipo de problema nas aulas de Matemática.

De olho na sala de aula

Proposta de como utilizar os problemas não convencionais na perspectiva metodológica da resolução de problemas.

Planejando

Propostas de como planejar as aulas com os problemas convencionais e os problemas não convencionais.

Organizando as aprendizagens

Momento de fechamento e sistematização de informações.

Parada para avaliação

Teste de múltipla escolha.

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Autora

Luciane Rosenbaum

Luciane Rosenbaum

Formadora

Doutora em Educação Matemática na PUC-SP, bacharelada em Comunicação Social e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Desenvolve pesquisas na área de Desenvolvimento Curricular; participou do desenvolvimento de material didático ou instrucional para as escolas rurais do estado do Acre e para as escolas municipais da cidade de São Paulo; é membro da equipe de autores do livro que apresenta os estudos comparados dos currículos de Matemática de países da América Latina; atuou como formadora em curso de formação continuada para professores da cidade de Barueri organizado pela PUC-SP. Atualmente, é professora da rede particular de ensino da cidade de São Paulo e atuou como docente em Matemática na Educação Básica na rede pública do estado de São Paulo.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Os problemas convencionais e não convencionais para aprender Matemática”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X