Mathema Mathema

Problemas convencionais: como torná-los desafiadores?

A transformação de situações convencionais em desafiadoras é uma forma importante de atuação do professor para desenvolver a habilidade de resolução de problemas nos alunos. A proposta deste curso é analisar estratégias de exploração dos problemas rotineiros para que eles se tornem situações mais motivadoras. Por meio de práticas da sala de aula, será explorada a importância dos recursos de comunicação na resolução de problemas: as discussões orais, a argumentação, o desenho e os registros aritméticos.

Você aprenderá a:

• Verificar as características do texto de um problema convencional e como problematizá-lo.

• Ampliar a compreensão das formas de propor e resolver problemas.

• Identificar o papel dos recursos da comunicação oral, escrita, pictórica e aritmética na resolução de problemas convencionais.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Refletindo sobre o tema

Apresentação de algumas questões iniciais sobre os problemas convencionais.

Falando com o especialista

Videoaula em que um especialista aborda o que é um problema e as etapas de sua resolução.

Vamos refletir?

Leitura de um texto quanto ao papel da comunicação na resolução de problemas: os registros orais, pictóricos, escritos e aritméticos.

De olho na sala de aula



Sequência didática com a exploração de um problema convencional.

Qual é o problema?

Apresentação de problemas para discussão acerca da concepção da resolução de problemas adotada pelo Mathema.

Sala de aula em ação

Análise de produções de alunos – diferentes resoluções para um problema convencional.

Organizando a aprendizagem

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Avaliação da aprendizagem

Teste de múltipla escolha.

Para finalizar

Apresentação dos principais temas estudados neste curso, bem como do autor e da bibliografia utilizada.

Autoras

Mirela Mendes

Mirela Mendes

Formadora

Mestre em ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2016), graduada em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas Ipiranga (1998). Possui experiência de 25 anos na área de educação e é coordenadora dos projetos de formação continuada do Mathema.

Liane Poggeti

Liane Poggeti

Formadora

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, especialista em Ensino de Matemática pela Universidade de Franca, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, autora de livros didáticos do Ensino Fundamental, professora de Ensino Fundamental e coordenadora da área de Matemática do Ensino Fundamental na rede particular de ensino.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Problemas convencionais: como torná-los desafiadores?”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *