Mathema Mathema

Uma introdução à Probabilidade

Neste primeiro curso, vamos falar sobre as bases da Probabilidade e sobre conceitos que precisam ser compreendidos antes mesmo de se pensar em quantificar e calcular probabilidades. O trabalho com esses conceitos é o que permitirá a construção de uma base sólida para o posterior aprofundamento do ensino e da aprendizagem da Probabilidade. Serão objetos de estudo desse primeiro curso dois conceitos-chave da Probabilidade: a aleatoriedade e o espaço amostral.

Você aprenderá a:

• Discutir sucintamente o que é a Probabilidade e a importância de ela ser ensinada;

• Refletir sobre dois conceitos-chave da Probabilidade (aleatoriedade e espaço amostral), que dão embasamento ao seu ensino e aprendizagem;

• Conhecer propostas de atividades que podem ser utilizadas para introduzir o trabalho com a Probabilidade nos Anos Finais;

• Analisar produções de estudantes refletir sobre possíveis dificuldades e incompreensões e ainda sobre possibilidades para o ensino de conceitos probabilísticos nos Anos Finais.

R$59,99

em até 2x
Carga Horária: 10 horas
Curso indicado para:
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
45 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Percurso formativo:

Na primeira aula do curso vamos refletir sobre situações cotidianas de natureza aleatória. Vamos resgatar brevemente elementos da história da Matemática e diretrizes sobre o ensino e a aprendizagem da Probabilidade presentes na BNCC. As orientações irão nos ajudar a pensar sobre como explorar esse tipo de situação nos Anos Finais.

Nesta aula vamos observar situações do cotidiano para discutirmos sobre um conceito probabilístico muito importante que embasa todo o trabalho referente à Probabilidade: a aleatoriedade. O entendimento desse conceito é essencial para a compreensão de situações não-determinísticas. Nossas discussões serão apoiadas em estudos e na BNCC.


Nesta aula você vai conhecer uma proposta de atividade que pode ser desenvolvida com seus alunos nos Anos Finais. Você vai assistir a um vídeo que mostra a atividade sendo realizada por uma professora. A partir dele, vamos refletir sobre a compreensão dos alunos sobre um elemento específico da aleatoriedade: a ideia de sequências aleatórias

É muito importante que estejamos atentos ao uso de uma linguagem adequada quando falamos sobre eventos aleatórios, e quando queremos caracterizar esse tipo de situação. Nesta aula vamos refletir sobre a aquisição de vocabulário probabilístico por estudantes dos Anos Finais e pensar sobre algumas possibilidades para esse trabalho. Além disso, você vai encontrar dicas e indicações de materiais para aprofundar seus estudos e suas reflexões sobre essa linguagem.

Neste momento você vai realizar a Atividade Avaliativa 1, composta por 5 (cinco) questões referentes às discussões e conceitos trabalhados até então no nosso curso. Cada uma destas questões remete à aleatoriedade e aos elementos a ela relacionados (incerteza, sequências de eventos aleatórios e o uso de linguagem adequada para a caracterização de eventos não determinísticos). As questões também trazem reflexões sobre o ensino de tais elementos da Probabilidade tendo por base as orientações presentes na BNCC.


Um especialista vai apresentar uma problematização e falar sobre um importante conceito-chave da Probabilidade: o espaço amostral. É importante observar como o levantamento do conjunto formado por todas as possibilidades de uma situação aleatória é um dos passos essenciais para a resolução de problemas probabilísticos.

Nesta aula vamos explorar a comparação de probabilidades. A ideia é conhecermos produções de estudantes que ilustram diferentes concepções usadas na resolução de problemas probabilísticos. A partir destas produções, vamos refletir sobre como ideias equivocadas acerca do conceito de espaço amostral e do raciocínio proporcional podem fazer com que estudantes tenham dificuldade para resolver problemas dessa natureza. A intenção é pensarmos sobre como superar tais dificuldades para que esses estudantes possam avançar no aprendizado.

Agora você vai encontrar propostas para desenvolver com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Vamos trabalhar o conceito e a construção de espaço amostral por meio de atividades práticas, explorando, também, o uso de representações variadas e a relação desses problemas com a Combinatória.

Na penúltima aula do nosso curso vamos retomar os principais tópicos e conceitos que estudamos. Também vamos rever um pouco das discussões referentes ao ensino e à aprendizagem da Probabilidade nos Anos Finais. A intenção dessa atividade é sistematizar as ideias discutidas ao longo do curso.

Hora de realizar a Atividade Avaliativa 2, composta por 5 questões. Vamos retomar as discussões que exploraram o ensino e a aprendizagem da Probabilidade nos Anos Finais, tendo como foco reflexões relacionadas aos conceitos de aleatoriedade e de espaço amostral, conceitos-chave da Probabilidade.

É chegado o fim do nosso curso “Uma Introdução à Probabilidade”! Conheça um pouco sobre a autora desse material e veja a bibliografia utilizada na elaboração do curso.

Autoras

Ewellen Lima

Ewellen Lima

Formadora

Licenciada em Matemática pela Universidade de Pernambuco, mestra e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco e já atuou na rede federal de ensino, lecionando em turmas do Ensino Médio. Em sua pesquisa de doutoramento tem por foco a Combinatória, a Probabilidade e as possíveis articulações entre tais áreas da Matemática, tendo em vista o desenvolvimento do raciocínio combinatório e do raciocínio probabilístico de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. É integrante do Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilístico da UFPE - no blog http://geracaoufpe.blogspot.com/ (Links para um site externo)Links para um site externo as integrantes desse grupo divulgam suas pesquisas e textos de diferentes naturezas: anais de eventos, revistas e periódicos, bem como trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.

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