Mathema Mathema

A Álgebra antes das letras

A área temática da Álgebra para os Anos Iniciais é uma das inovações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular. Nesta trilha de formação de 40 horas, que engloba nossos quatro cursos sobre o tema, vamos analisar o que constitui o pensamento algébrico, sua importância para a fase inicial da vida escolar, quais os conceitos nele envolvidos e como planejar aulas que contemplem as habilidades algébricas a serem construídas pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Você aprenderá a:

• As características do pensamento algébrico.

• Como ensinar Álgebra para alunos dos Anos Iniciais.

• A relação entre aritmética e Álgebra.

• A relação entre a resolução de problemas e o pensamento algébrico.

Conheça os cursos que fazem parte desta trilha:

Curso 1 – Do que trata a Álgebra nos Anos Iniciais

Curso 2 – Padrões e regularidades na Álgebra dos Anos Iniciais

Curso 3 – As propriedades da igualdade e das operações na Álgebra dos Anos Iniciais

Curso 4 – A proporcionalidade na Álgebra dos Anos Iniciais

R$227,96

em até 3x
Carga Horária: 40 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
180 dias
Modalidade do curso:
autoinstrucional

Autoras

Maria Ignez Diniz

Maria Ignez Diniz

Diretora

Doutora pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, onde foi docente e coordenou o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática. É assessora e parceira de diversas redes de ensino e escolas para as quais realiza consultorias que envolvem análise e elaboração de propostas curriculares, desenvolvimento de material didático, implantação de projetos pedagógicos e formação de professores e equipes gestoras. Coautora do documento de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1999 (PCNEM), do PCNEM + Ciências da Natureza e Matemática e de outras publicações, como livros didáticos destinados a professores de Matemática.

Sílvia Regina de Figueiredo Longato

Sílvia Regina de Figueiredo Longato

Formadora

É professora bacharelada em Ciências, com habilitação em Matemática, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Leciona no Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, da rede estadual de ensino de São Paulo. Realizou, de 2007 a 2012, assessoria e formação continuada na área de Matemática a gestores e professores da rede municipal de Cajamar (SP). Atuou como colaboradora na produção de materiais e no desenvolvimento da formação continuada na área de Matemática, ligados a projetos (Aceleração da aprendizagem e Avaliação da aprendizagem) desenvolvidos pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Atualmente, é agente técnica de Matemática na formação continuada do Projeto de Educação Integral para o Ensino Médio desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna, em Santa Catarina, e formadora de Matemática pelo Mathema.

Lara Cavalheiro

Lara Cavalheiro

Formadora

Aluna do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática no Instituto Federal de São Paulo. Possui especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade da Lapa (2007) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Foi professora do Ensino Fundamental I da Rede Estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica na mesma rede. Também atuou como assessora de escolas e formadora de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na empresa Mathema. Atualmente, é professora de Ensino Fundamental I da rede particular de ensino na cidade de São Paulo.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A Álgebra antes das letras”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *