Mathema Mathema

O ensino da probabilidade nos Anos Iniciais

O ensino de probabilidade nos Anos Iniciais ainda é recente nas escolas brasileiras. Este curso semipresencial, composto por quatro horas de oficina presencial + curso online de 10 horas, propõe explorar a importância do pensar probabilístico desde os primeiros anos da Ensino Fundamental. O curso vai promover discussão, reflexão, análise e planejamento de ações didáticas para serem desenvolvidas em sala de aula com base nas habilidades previstas pela BNCC. Também serão abordadas estratégias didáticas capazes de auxiliar os alunos a ampliarem suas concepções sobre o tema, favorecendo a compreensão de fenômenos aleatórios no mundo em que vivem.

Objetivos:

• Diferenciar os fenômenos aleatórios dos determinísticos;
• Desenvolver a noção de aleatoriedade;
• Apropriar-se da linguagem da probabilidade (impossível, possível, certo, provável, improvável, eventos, possibilidades, chance, probabilidade, espaço amostral, aleatório);
• Compreender a natureza e as consequências da aleatoriedade;
• Adotar, sempre que possível, a problematização como percurso metodológico para o desenvolvimento da aprendizagem probabilística;
• Relacionar a quantificação de probabilidades à razão entre os casos favoráveis e os casos possíveis (visão clássica);
• Estabelecer relação entre as diversas formas de representação e comunicação de probabilidades;
• Reconhecer a importância da proporcionalidade nas situações que exigem a quantificação ou comparação de probabilidades;
• Refletir sobre o uso cotidiano de situações que exigem compreensão de elementos probabilísticos;
• Relacionar os estudos à proposta apresentada na BNCC.

 

________________________________________________________________________________

 

Ao adquirir o curso “O Ensino da Probabilidade nos Anos Iniciais”, você terá acesso à palestra inaugural dos Cursos de Férias, que será realizada no dia 22 de julho, das 14h às 16h, na sede do Mathema

Ministrado pela coordenadora pedagógica do Mathema, Cris Chica, o encontro visa explicitar as principais características da BNCC e seus fundamentos, além de evidenciar seus efeitos nas diversas instâncias educacionais no país. Será dada atenção especial à Base de matemática, suas inovações e os desafios no trabalho do professor.

Para participar da palestra presencial, basta preencher o campo “Informação adicional” na página de compra com a informação “Desejo participar da palestra presencial do curso de férias“.

 

*Os cursos online ficarão disponíveis no dia seguinte ao encontro presencial
** Prazo para realização do curso online: 10 dias

R$180,00

em até 3x
25 de julho
8h às 12h + curso online 10h
Endereço:
Mathema - Próximo ao Metrô São Judas (SP)
Carga Horária: 14 horas
Curso indicado para:
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Prazo para conclusão do curso:
10 dias (os cursos online ficarão disponíveis no dia seguinte ao encontro presencial ou webinar)
Modalidade do curso:
semipresencial

Sobre as formadoras

Carla S. Moreno Battaglioli

Carla S. Moreno Battaglioli

Formadora

Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP, possui sólida experiência como professora de Matemática na Educação Básica, no Ensino Superior (presencial e EAD), na elaboração de materiais didáticos e na formação continuada de professores. Já atuou como coordenadora e como assessora pedagógica. Atualmente, é formadora parceira da equipe Mathema, na qual atua em diversos projetos.

Liana Queiroz

Liana Queiroz

Formadora

Licenciada em Matemática pela Universidade de Taubaté, mestre em Ciências na área de Engenharia Biomecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Guaratinguetá. Atuou como professora de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, e no Ensino Médio, além de ter lecionado em diversos cursos de graduação na Universidade de Taubaté e Instituto Federal de São Paulo. Atualmente, leciona na Fatec de Taubaté no curso de Eletrônica Automotiva e realiza formação de professores para o Mathema em diversos projetos.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O ensino da probabilidade nos Anos Iniciais”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *