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O QUE
NOS MOTIVOU?

Compreender quais aspectos são essenciais na formação do professor que ensina Matemática e têm potencial para fortalecer a aprendizagem dos estudantes.
Construir o estudo de forma a dar voz ao professores, não apenas por meio da opinião fornecida, mas também no próprio desenho da pesquisa, escolhendo aquilo que seria relevante para abordar no processo de escuta.
Dar subsídio a quem elabora programas e políticas de formação a partir do compartilhamento de informações relevantes para a melhoria da educação continuada em Matemática no Brasil.

METODOLOGIA

A consulta Eu Ensino Matemática: a formação continuada que quero utilizou a metodologia PerguntAção, desenvolvida pela Rede Conhecimento Social.

O método envolve o público pesquisado em todas as etapas do processo: a reflexão a respeito do tema, passando pela concepção do questionário, a mobilização para a coleta de respostas e a análise dos resultados.

A proposta da metodologia é fortalecer a articulação de grupos para a investigação de temas de interesse, promovendo ações que transformem seu contexto, por meio de uma produção coletiva de conhecimento.

OFICINA INICIAL DE PERGUNTAÇÃO

Qualificação do tema, definição da pergunta guia, definição de hipóteses, reflexão sobre o público alvo, construção do questionário e planejamento do trabalho de campo.

TRATAMENTO DO QUESTIONÁRIO

Refinamento das perguntas elaboradas durante a oficina com o Grupo de Atuação, pré-teste e validação do questionário.

TRABALHO DE CAMPO

Divulgação do link do questionário em redes e canais de comunicação e realização de parcerias com redes e instituições de ensino interessadas em ouvir os professores que lecionam Matemática.
(nov/17 a jan/18)

OFICINA FINAL DE PERGUNTAÇÃO

Análise dos dados parciais obtidos para a divulgação dos resultados.

TRATAMENTO DE DADOS

Triagem do banco de dados, processamento e formatação dos dados coletados em tabelas e gráficos para análise e elaboração do relatório da pesquisa.

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

Promoção de discussões sobre a formação continuada dos professores que lecionam Matemática para contribuir com a aprendizagem dos estudantes.

Conheça o grupo de atuação

PERGUNTAS NORTEADORAS

O QUE OS PROFESSORES BUSCAM EM
UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE
MATEMÁTICA E PARA QUÊ?
O QUE OS PROFESSORES GOSTARIAM
DE APRENDER PARA ENSINAR
MELHOR MATEMÁTICA?

PERFIL DOS
RESPONDENTES

Composto pelas 1838 respostas ao questionário online, que ficou aberto para preenchimento por livre adesão. O processo de escuta buscou alcançar ampla diversidade de perfis e contextos, embora não tenha priorizado o rigor estatístico da distribuição amostral.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
SEXO E FAIXA
DE IDADE
EXPERIÊNCIA EM
SALA DE AULA
SEGMENTO
DE ATUAÇÃO
ESCOLARIDADE

PARA QUE BUSCAM
FORMAÇÃO CONTINUADA?

  • De modo geral, para os professores participantes da consulta, a aprendizagem do estudante é o principal foco na hora de escolher uma formação continuada.
  • Valorizam a troca entre pares como motivo para realizar um curso.
  • Também é elevada a atribuição de importância para a qualificação e atualização profissional e pessoal quando se procura por uma formação continuada.
  • A necessidade de suprir faltas da formação inicial também é um motivo relevante para levar os respondentes à formação continuada.
  • A progressão de carreira não é um dos fatores mais importantes para a escolha.
  • Não há diferenças significativas entre as motivações dos polivalentes e dos especialistas para procurar uma formação continuada.
O que pesa na decisão de fazer um curso de formação continuada
Motivos para os baixos indicadores de matemática no brasil
Principais motivos para deixar de participar da formação continuada

O QUE BUSCAM
E QUEREM APRENDER

  • A maioria dos professores se interessa muito por uma multiplicidade de conteúdos de formação continuada.
  • A maioria dos professores está muito interessada por uma formação que privilegie simultaneamente a forma de ensinar (métodos e recursos) e conteúdos para aperfeiçoamento. Tal desejo está presente tanto entre especialistas como polivalentes.
  • Demonstram também vontade de ter uma visão integrada da aprendizagem de um mesmo tema na escola, ou seja, saber o que é esperado que os alunos aprendam nas diferentes séries e idades e como articular isso com outros professores.
  • Desejam conhecer formas de verificar a aprendizagem e desenhar planos de aula mais assertivos.
MÉTODOS E RECURSOS
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
VISÃO INTEGRADA
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SALA

COMO QUEREM APRENDER
EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA

PREFERÊNCIAS ENTRE MODALIDADES DE CURSOS
PREFERÊNCIAS DE DURAÇÃO PARA CURSOS

QUEM
SOMOS

Para saber mais sobre as instituições que
organizaram esta consulta, clique nos "+"
ao lado do logotipo.
Mathema - Formação e Pesquisa Rede Conhecimento Social

BAIXE A
CONSULTA
AQUI

Baixe gratuitamente o relatório ampliado da consulta Eu ensino Matemática: a formação continuada que quero. Nele você terá acesso a dados exclusivos que extrapolam as descobertas apresentadas neste site.

CARGO
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O QUE
NOS MOTIVOU?

Compreender quais aspectos são essenciais na formação do professor que ensina Matemática e têm potencial para fortalecer a aprendizagem dos estudantes.
Construir o estudo de forma a dar voz ao professores, não apenas por meio da opinião fornecida, mas também no próprio desenho da pesquisa, escolhendo aquilo que seria relevante para abordar no processo de escuta.
Dar subsídio a quem elabora programas e políticas de formação a partir do compartilhamento de informações relevantes para a melhoria da educação continuada em Matemática no Brasil.

METODOLOGIA

A consulta Eu Ensino Matemática: a formação continuada que quero utilizou a metodologia PerguntAção, desenvolvida pela Rede Conhecimento Social.

O método envolve o público pesquisado em todas as etapas do processo: a reflexão a respeito do tema, passando pela concepção do questionário, a mobilização para a coleta de respostas e a análise dos resultados.

A proposta da metodologia é fortalecer a articulação de grupos para a investigação de temas de interesse, promovendo ações que transformem seu contexto, por meio de uma produção coletiva de conhecimento.

OFICINA INICIAL DE PERGUNTAÇÃO

Qualificação do tema, definição da pergunta guia, definição de hipóteses, reflexão sobre o público alvo, construção do questionário e planejamento do trabalho de campo.

TRATAMENTO DO QUESTIONÁRIO

Refinamento das perguntas elaboradas durante a oficina com o Grupo de Atuação, pré-teste e validação do questionário.

TRABALHO DE CAMPO

Divulgação do link do questionário em redes e canais de comunicação e realização de parcerias com redes e instituições de ensino interessadas em ouvir os professores que lecionam Matemática.
(nov/17 a jan/18)

OFICINA FINAL DE PERGUNTAÇÃO

Análise dos dados parciais obtidos para a divulgação dos resultados.

TRATAMENTO DE DADOS

Triagem do banco de dados, processamento e formatação dos dados coletados em tabelas e gráficos para análise e elaboração do relatório da pesquisa.

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

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PERGUNTAS NORTEADORAS

O QUE OS PROFESSORES BUSCAM EM
UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE
MATEMÁTICA E PARA QUÊ?
O QUE OS PROFESSORES GOSTARIAM
DE APRENDER PARA ENSINAR
MELHOR MATEMÁTICA?

PERFIL DOS
RESPONDENTES

Composto pelas 1838 respostas ao questionário online, que ficou aberto para preenchimento por livre adesão. O processo de escuta buscou alcançar ampla diversidade de perfis e contextos, embora não tenha priorizado o rigor estatístico da distribuição amostral.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
SEXO E FAIXA
DE IDADE
EXPERIÊNCIA EM
SALA DE AULA
SEGMENTO
DE ATUAÇÃO
ESCOLARIDADE

PARA QUE BUSCAM
FORMAÇÃO CONTINUADA?

  • De modo geral, para os professores participantes da consulta, a aprendizagem do estudante é o principal foco na hora de escolher uma formação continuada.
  • Valorizam a troca entre pares como motivo para realizar um curso.
  • Também é elevada a atribuição de importância para a qualificação e atualização profissional e pessoal quando se procura por uma formação continuada.
  • A necessidade de suprir faltas da formação inicial também é um motivo relevante para levar os respondentes à formação continuada.
  • A progressão de carreira não é um dos fatores mais importantes para a escolha.
  • Não há diferenças significativas entre as motivações dos polivalentes e dos especialistas para procurar uma formação continuada.
O que pesa na decisão de fazer um curso de formação continuada
Motivos para os baixos indicadores de matemática no brasil
Principais motivos para deixar de participar da formação continuada

O QUE BUSCAM
E QUEREM APRENDER

  • A maioria dos professores se interessa muito por uma multiplicidade de conteúdos de formação continuada.
  • A maioria dos professores está muito interessada por uma formação que privilegie simultaneamente a forma de ensinar (métodos e recursos) e conteúdos para aperfeiçoamento. Tal desejo está presente tanto entre especialistas como polivalentes.
  • Demonstram também vontade de ter uma visão integrada da aprendizagem de um mesmo tema na escola, ou seja, saber o que é esperado que os alunos aprendam nas diferentes séries e idades e como articular isso com outros professores.
  • Desejam conhecer formas de verificar a aprendizagem e desenhar planos de aula mais assertivos.
MÉTODOS E RECURSOS
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
VISÃO INTEGRADA
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SALA

COMO QUEREM APRENDER
EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA

PREFERÊNCIAS ENTRE MODALIDADES DE CURSOS
PREFERÊNCIAS DE DURAÇÃO PARA CURSOS

QUEM
SOMOS

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GRUPO DE ATUAÇÃO

18 professores que lecionam Matemática na educação básica

Seu papel era contribuir com o desenho da consulta a partir de suas percepções e reflexões sobre suas próprias experiências.

12 professores polivalentes e 6 especialistas
11 da rede pública e 7 da rede privada
1 da Paraíba, 1 de Santa Catarina, 2 Paraná, 1 Minas Gerais, 13 de São Paulo (3 interior e 10 região metropolitana)

Nome Município Escola
Amanda de Sousa Araujo São Bernardo do Campo (SP) EMEB Bruno Massone
Ana Maria Jadão Lira São Paulo (SP) EE Brasílio Machado
Analee Correia Cyrillo Santo André (SP) Liceu Jardim Santo André
Angélica Matais Laurino Curitiba (PR) Colégio Nossa Sra Medianeira
Eliane Barreto Maia Santos Curitiba (PR) Colégio Nossa Sra Medianeira
Gizelia Silva Corrêa dos Santos São Bernardo do Campo (SP) EMEB Belmiro Soares da Cunha
Janaina Santana de Oliveira Nunes Florianópolis (SC) Escola Ação e Expressão
Jefferson Valadão Oliveira de Mello Mogi das Cruzes (SP) EE Dr. Deodato Wertheimer
José Márcio da Silva Ramos Diniz João Pessoa (PB) EMEF Fenelon Câmara
Liana Paula Queiroz Bravo São José dos Campos (SP) Instituto Federal de São Paulo - Campus São José dos Campos
Luiz Augusto de Souza Azevedo Belo Horizonte (MG) Colégio Batista Mineiro
Maria Cecilia Medeiros Pereira São Paulo (SP) Colégio Belo Futuro Internacional
Marluci Ribeiro Fontoura São Paulo (SP) EE Professor Calixto de Souza Aranha
Michelly Vanessa Santos de Freitas Santos (SP) UME Professora Emília Maria Reis
Neusa Falandes Peres São Bernardo do Campo (SP) EMEB Bruno Massone
Renata Ferrari São Paulo (SP) Colégio Santa Maria
Silvia Maria dos Santos Timóteo São Paulo (SP) EMEF Eduardo Prado
Simone Oliveira dos Santos Silva São Paulo (SP) EMEF Ayres Martins Torres

PERFIL DOS 1838 RESPONDENTES ONLINE

Distribuição geográfica

Base total: 1838 entrevistas
P.5. Em que estado brasileiro você mora? (RU)

PERFIL DOS 1838 RESPONDENTES ONLINE

Sexo

Base total: 1838 entrevistas
P.3. Sexo? (RU)

Faixa de idade

Base total: 1838 entrevistas
P.4. Idade? (RU)

PERFIL DOS 1838 RESPONDENTES ONLINE

Tempo que leciona

Base total: 1838 entrevistas
P.9. Há quanto tempo você leciona? (RU)

PERFIL DOS 1838 RESPONDENTES ONLINE

Rede de ensino atual

Base total: 1838 entrevistas
*Índice de Multiplicidade = Média do número de respostas citadas por pessoa
P.7. Em quais dessas redes você leciona atualmente? (RM)

Anos em que leciona

Segmento de atuação

Base total: 1838 entrevistas.
P.7. Em qual(IS) ANO(S) ENSINA MATEMÁTICA? (RM)

PERFIL DOS 1838 RESPONDENTES ONLINE

Último nível
de ensino concluído

Base total: 1838 entrevistas
P.10. Qual é a sua escolaridade? (Assinale o maior nível que já alcançou)? (RU)
P.11. Você está estudando atualmente? (RU)

Realização de
pós-graduação

8 a cada 10 professores

Respondentes realizaram ou estão realizando algum curso de pós-graduação, indicando um público com alta procura por aperfeiçoamento.

Realização de formação
Continuada em matemática
Nos últimos 2 anos

Base total: 1838 entrevistas
P.7. Em quais dessas redes você leciona atualmente? (RM)

PARA QUE BUSCAM A FORMAÇÃO CONTINUADA?

O que pesa na decisão de fazer
um curso de formação continuada

Base total: 1838 entrevistas
20. Qual importância você dá para os seguintes itens
na hora de decidir sobre realizar uma formação continuada em Matemática?

Desenvolvimento profissionaL

Base total: 1838 entrevistas
20. Qual importância você dá para os seguintes itens na hora de
decidir sobre realizar uma formação continuada em Matemática?

PARA QUE BUSCAM A FORMAÇÃO CONTINUADA?

Motivos para os
Baixos indicadores
De matemática no brasil

A melhoria dos processos de ensino e aprendizagem é o que respondentes consideram mais importante para buscar um curso de formação continuada.

Essa preocupação com o desempenho do estudante é reforçada quando os professores identificam sua parcela de responsabilidade nos resultados obtidos pelos estudantes nas avaliações de aprendizagem de Matemática.

Base total: 1838
P.28. Na sua opinião, qual é A PRINCIPAL causa dos indicadores
ruins de aprendizagem de Matemática do país? (RU)

PARA QUE BUSCAM A FORMAÇÃO CONTINUADA?

Principais Motivos
Para Deixar De Participar
Da Formação Continuada

O fato de menos de 1 a cada 10 professores indicar a falta de vantagens funcionais como motivo para deixar uma formação demonstra que a perspectiva de progressão na carreira não é o que mantém esses professores estudando.

Base total: 1838 entrevistas
P.23. Em sua opinião, qual o principal motivo para
professores deixarem de participar de uma formação continuada? (RU)

O QUE BUSCAM E QUEREM APRENDER?

Na formação continuada, o quanto
Interessam cursos que abordam...

MÉTODOS E RECURSOS
Base total: 1838 entrevistas
P24. Pensando em uma FORMAÇÃO CONTINUADA PARA
ENSINO DE MATEMÁTICA, o quanto estes conteúdos interessam a você?

O QUE BUSCAM E QUEREM APRENDER?

Na formação continuada, o quanto
Interessam cursos que abordam...

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Base total: 1838 entrevistas
P24. Pensando em uma FORMAÇÃO CONTINUADA PARA
ENSINO DE MATEMÁTICA, o quanto estes conteúdos interessam a você?

O QUE BUSCAM E QUEREM APRENDER?

Na formação continuada, o quanto
Interessam cursos que abordam...

VISÃO INTEGRADA
Base total: 1838 entrevistas
P24. Pensando em uma FORMAÇÃO CONTINUADA PARA
ENSINO DE MATEMÁTICA, o quanto estes conteúdos interessam a você?

O QUE BUSCAM E QUEREM APRENDER?

Na formação continuada, o quanto
Interessam cursos que abordam...

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE SALA
Base total: 1838 entrevistas
P24. Pensando em uma FORMAÇÃO CONTINUADA PARA
ENSINO DE MATEMÁTICA, o quanto estes conteúdos interessam a você?

COMO QUEREM APRENDER EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA

Preferências entre
Modalidades de cursos

A maior parte dos professores consultados prefere cursos de formação continuada presenciais. Se somadas, as preferências por formações online ou semipresenciais indicam que 6 a cada 10 preferem ter a possibilidade de estudar à distância.

Base total: 1838 entrevistas
P.17. Pensando NA MODALIDADE de cursos de formação
continuada no geral, você prefere que eles sejam: (RU)

COMO QUEREM APRENDER EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA

Preferência de
duração para cursos

A hipótese do grupo de atuação é de que a preferência pelo curso de média e longa duração está ligada à possibilidade de colocar em prática o que está aprendendo em paralelo com a formação. Dessa forma, o professor já pode tirar dúvidas e aprimorar sua atuação.

Base total: 1838 entrevistas
P.18. Pensando NA DURAÇÃO de cursos de formação continuada
no geral, você prefere que eles tenham: (RU)

SOBRE O MATHEMA

É uma instituição que há mais de 20 anos pesquisa e desenvolve métodos pedagógicos inovadores para melhorar a qualidade do ensino da Matemática. Ao longo desses anos, já formou mais de 40 mil professores e impactou diretamente cerca de 1,2 milhão de alunos no Brasil. Acredita que a capacidade de resolver problemas e pensar criticamente são marcas essenciais da aprendizagem. Defende que todos são capazes e têm direito de aprender Matemática de qualidade na escola.

SOBRE A REDE CONHECIMENTO SOCIAL

É uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2016, que dá continuidade às ações do Instituto Paulo Montenegro, cuja missão é promover a construção participativa de conhecimento, estimulando e conectando pessoas, grupos, organizações e seus saberes, para gerar mobilização e transformação social.