Mathema Mathema

Formações Ciranda – Seminário (2026)

20/01 Planejamento: As Sutilezas do Cotidiano com Carla Crispim

Nesta formação, propomos uma reflexão profunda sobre a importância do planejamento na prática pedagógica da educação infantil. Vamos explorar como um olhar atento e intencional pode transformar o cotidiano em oportunidades de aprendizado cheio de sentido e pertencimento. Discutiremos estratégias para observar e interpretar as sutilezas do dia a dia, garantindo que cada ação educacional considere os diversos aspectos que envolvem a infância, promovendo um ambiente acolhedor e estimulante para todas as crianças

[Clique Aqui]

.


21/01 Espaços que educam e materiais que incentivam a Aprendizagem na Infância com Carla Crispim

Nesta formação, discutiremos como a disposição intencional dos ambientes potencializa a aprendizagem das crianças, criando cenários ricos em possibilidades. Exploraremos diferentes tipos de materiais e como sua seleção cuidadosa pode estimular a curiosidade e a criatividade. Ao planejar espaços de forma intencional e estratégica, os educadores não apenas promovem aprendizagens significativas, mas também oferecem experiências prazerosas que favorecem o desenvolvimento integral dos pequenos.
[Clique Aqui]

 


 

23/01 Para Além das Letras: Planejando o Ambiente Alfabetizador como Palco de Investigação e Cultura Escrita com Bruna Maia

Você já pensou que a sala de referência pode se transformar em um laboratório vivo de linguagem? Este curso convida você a ir além do alfabeto e dos cartazes que estampam as paredes da escola. Descubra como planejar e organizar intencionalmente o Ambiente Alfabetizador para que ele se torne um promotor ativo de investigação e de relações significativas com a cultura escrita. Vamos explorar estratégias práticas para que o espaço físico funcione como um terceiro educador, potencializando o protagonismo das crianças na sua jornada de letramento..
[Clique Aqui]

 

X