Mathema Mathema

Ciranda educação Infantil

O Ciranda é muito mais do que um material didático! Voltado para a Educação Infantil, ele traz a criança para o centro do processo de aprendizagem, promovendo vivências que a instigam a aprender brincando, experimentando e respeitando o seu direito de ser criança.

Quero o Ciranda na minha escola!
<p>Design inovador</p>

Design inovador

<p>Criança no centro da aprendizagem</p>

Criança no centro da aprendizagem

<p>Formação pedagógica dos professores e coordenadores</p>

Formação pedagógica dos professores e coordenadores

O Projeto Ciranda

O Ciranda foi pensado para que a escola seja o espaço das aprendizagens, mas também o lugar para a fantasia e o desenvolvimento integral da criança. Ao adotar o material didático, sua instituição receberá todo o suporte necessário para o acesso a um plano pedagógico que promove a criação livre voltada ao imaginário ou ao mundo real, a resolução de situações-problema, o enfrentamento de conflitos e de diferenças. Tudo pensado e intencionalmente planejado para o desenvolvimento da criança, de modo que ela possa transformar a escola e se transformar por ela.

São premissas educacionais do Projeto Ciranda:
-Respeito aos direitos e à dignidade das crianças, consideradas em suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e étnicas;
-Interações, por meio da participação e inserção da criança nas mais diversas práticas sociais, desde os cuidados pessoais, a percepção e a relação com o outro até as práticas da leitura, da experimentação e da criação;
-Brincar, como espaço privilegiado para o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

Ciranda Educação Infantil

O material didático

-Material do Professor:

Projeto pedagógico: de caráter formativo, apresenta todo o embasamento teórico e metodológico que sustenta a concepção pedagógica do Projeto Ciranda.

Material do professor: dividido por semestres, contém todas as atividades propostas no caderno de vivências das crianças com recomendações de desenvolvimento, organização, planejamento e propostas de avaliação das vivências.
Anexos do professor: material complementar para o desenvolvimento das vivências.
Diário de bordo: caderno para registros de acompanhamento das crianças, do ponto de vista avaliativo.

-Material da criança:
Caderno de vivências: fichas destacáveis nas quais as crianças desenvolverão as vivências propostas;
Portfólio: coletânea dos registros das vivências realizadas pelas crianças, que permite a observação da evolução de cada uma ao longo da sua jornada de aprendizagem;
Recursos complementares: materiais para a criança destacar, dobrar, montar e dar corda à imaginação!
Era uma vez uma história: histórias para encantar a ampliar a repertório infantil.

Ciranda e a BNCC

Totalmente alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Projeto Ciranda visa à garantia de aprendizagens essenciais a que as crianças têm direito, considerando, sobretudo:

-Os dois grandes eixos: interações e brincadeiras;
-Os princípios éticos, políticos e estéticos;
-A indissociabilidade entre o cuidar e o educar;
-A criança como ser integral, que se relaciona com o mundo a partir do seu corpo em vivências concretas com diferentes parceiros e em distintas linguagens;
-Os conteúdos curriculares a serviço do desenvolvimento de competências;
-A aplicação dos conhecimentos escolares entendidos de forma ampla como conceitos, procedimentos, valores e atitudes;
-Os objetivos de aprendizagem focados no desenvolvimento integral do aluno;
-Os campos de experiências envolvendo noções e conceitos de diferentes áreas do conhecimento;
-Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, garantidos pelos diferentes eixos ou áreas do conhecimento.

Das orientações da BNCC derivam os cinco campos de experiências aqui desenvolvidos:
– O eu, o outro e o nós
– Corpo, gestos e movimentos
– Traços, sons, cores e formas
– Escuta, fala, pensamento e imaginação
– Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Formação continuada

Além do material para professor e aluno, o Projeto Ciranda oferece às escolas parceiras um apoio pedagógico essencial à qualificação dos processos de ensino e aprendizagem e à garantia dos resultados.
A formação continuada do corpo docente e dos gestores das instituições é realizada por uma equipe de formadores especialistas em temas vinculados à Educação Infantil e ao desenvolvimento do projeto.
Os encontros são organizados a partir de um plano de formação continuada – diferenciado para equipe de professores e de gestores – com duração de dois anos, que visa ao estudo e à ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos para colocar o Projeto Ciranda em ação. Neles, professores e gestores têm a oportunidade de vivenciar diferentes propostas do Projeto, além de discutir sobre o papel do professor, a criança que acreditamos e a concepção de educação do Ciranda. São encontros que articulam teoria e prática, nos quais são explorados diversos recursos para ampliar a formação profissional daqueles que lidam diretamente com a criança no ambiente escolar.

Supervisão de campo

As escolas que adotam o Ciranda recebem uma vez por ano a visita de uma supervisora de campo. Ela observa o Ciranda em ação, pontua os pontos positivos observados e como é possível potencializar o trabalho.

Ciranda Família

Para que a família se envolva com a proposta pedagógica do Ciranda, é oferecido bimestralmente um informativo que aborda os pilares da formação e dá dicas de como colaborar com a escola no ambiente familiar.

Em breve material demonstrativo

Resultados do Ciranda

O Ciranda fazendo a diferença

Histórias em vídeo

Nessas escolas tem Ciranda!

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Relatos de práticas

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