Mathema Mathema

Como explorar uma proposta de atividade em diferentes anos escolares?

Por Escrito em: 11/11/2022 | Atualizado em 18/11/2022
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]
[featured_image]
Download
Download is available until [expire_date]
  • Version
  • Download 9
  • Tamanho do Arquivo 3.37 MB
  • File Count 1
  • Data de Criação 11 de novembro de 2022
  • Ultima Atualização 18 de novembro de 2022

Como explorar uma proposta de atividade em diferentes anos escolares?

A atividade da confecção do icosaedro truncado traz consigo um caráter lúdico e recreativo muito intenso pois de uma maneira geral os estudantes se empolgam todas as vezes que trabalham com materiais manipulativos, confecção de artefatos e jogos. Contudo é importante lembrar que toda proposta de atividade deve trazer consigo um objetivo muito claro, aliada ao desenvolvimento de algum objeto de conhecimento do currículo e que vise o desenvolvimento de alguma habilidade do estudante, ou seja, trata-se de uma boa oportunidade para colocar em ação conceitos, procedimentos e conteúdos.

Por se tratar de uma atividade de geometria muitos conceitos podem ser explorados. Para trazer mais clareza ao objetivo da aula identificar o objeto de conhecimento que deseja-se trabalhar pode ser um bom início para seu planejamento. Dentre os conceitos envolvidos nesta atividade destacam-se:

  • Sólidos geométricos;
  • Planificação de sólidos geométricos;
  • Poliedros;
  • Elementos de um poliedro (faces, arestas, vértices);
  • Relação de Euler para poliedros convexos (V + F – A = 2);
  • Poliedros arquimedianos (aqueles que possuem mais de um tipo de polígono como face).

Simultaneamente a definição do objeto de conhecimento envolvido na atividade é possível explorar algumas ações nas quais os estudantes podem realizar ao desenvolvê-la. Algumas sugestões neste caso envolvem:

  • Diferenciar figuras espaciais de figuras planas;
  • Reconhecer polígonos na planificação;
  • Identificar os elementos de um poliedro;
  • Distinguir poliedros de corpos redondos;
  • Contar os elementos de um poliedro (faces, arestas, vértices);
  • Deduzir o número de elementos de um poliedro utilizar a relação de Euler;
  • Classificar poliedros de acordo com suas características.

É interessante notar que os processos cognitivos expressos pelos verbos da lista anterior podem ser organizados de acordo com seu nível de complexidade indo daquele mais simples para o mais complexo. Por exemplo, é bem mais fácil para o estudante diferenciar algo do com identificar elementos.

Dando sequência ao planejamento pode-se verificar junto ao currículo quais habilidades podem ser desenvolvidas ao trabalhar a atividade da confecção do icosaedro truncado. Observe, por exemplo, a descrição da habilidade EF05MA16 que afirma que os estudantes devem:

(EF05MA16) “Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindro e cones) e analisar e comparar seus atributos”. (BRASIL, p. 297)
No momento que o estudante reconhece na planificação do icosaedro truncado os pentágonos e hexágonos e consegue compreender que tais polígonos representam as faces do poliedro estamos colaborando com o desenvolvimento de parte desta habilidade.

Devemos lembrar sempre que as habilidades são um modo de desenvolver competências nos estudantes e que é na mobilização de diversas delas que ocorre o desenvolvimento de uma competência específica. Note, como exemplo, o texto da Competência Específica 2 do componente curricular Matemática que afirma que devemos desenvolver nos estudantes:

2. “Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.” (BRASIL, 267)

A confecção do icosaedro truncado pode ser considerada uma proposta investigativa pois trata-se de um sólido geométrico pouco conhecido entre os estudantes. Ao reunir os hexágonos cortados e verificar que o espaço deixado forma um pentágono é possível realizar perguntas que levem os estudantes a refletirem o porquê disso acontecer (isto ocorre devido a formação dos ângulos poliédricos do sólido geométrico).

Por fim vale ressaltar que o contexto na qual a atividade será proposta é muito importante para que cada estudante atribua um significado a mesma. Uma boa sugestão neste sentido é buscar a colaboração de outros componentes curriculares. Fazer uma pesquisa sobre como o formato do icosaedro truncado inspirou a confecção da bola de futebol utilizada no Mundial de Futebol da década de 70 é um exemplo que aplicação de um conceito matemático no mundo real além de motivar os estudantes para descobrir outros tipos de poliedros parecidos com este.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br Acesso em 11 de novembro de 2022.

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

X