Por equipe Mathema
Você já transformou um obstáculo em oportunidade? A professora Áfia Macêdo Cruz, do Ceará, sim! A princípio, ela queria ser arquiteta, mas após ser reprovada no vestibular por causa da Matemática, resolveu ampliar seus conhecimentos prestando licenciatura na disciplina.
Aprovada no novo curso, Áfia foi se deparando com diversas oportunidades na área de educação e hoje ensina Matemática para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. “Para uma pessoa que sempre teve muita dificuldade com a Matemática, sinto-me realizada em aprender diariamente lecionando, estudando e trocando ideias com alunos e colegas de trabalho”, diz.
Áfia considera lecionar uma arte. Nessa jornada, conta que o Mathema a ajudou a enxergar o aluno como um novo aprendiz a partir das metodologias aprendidas na formação. Confira um pouco mais sobre a história dessa professora.
1. Como decidiu se tornar professora?
Foi durante o ano em que trabalhei no comércio. Nesse período, atrasei um semestre na faculdade por conta do horário do trabalho. Foi quando meu noivo, hoje meu esposo, me incentivou a sair do emprego e me dedicar ao curso. Então decidi começar a trabalhar com educação, distribui currículos nas escolas de minha cidade, e em 2001 comecei a lecionar.
2. Por que você faz esse trabalho?
Porque me identifico. É uma arte ensinar, é um trabalho que requer criatividade e isso me inspira.
3. O que te motiva a dar aulas?
Como já falei, a arte, a criatividade, mas também a satisfação e o reconhecimento dos alunos.
4. Qual é o maior desafio dessa profissão?
Esquecer que não somos valorizados profissionalmente e financeiramente.
5. O que sente ao ver seus alunos evoluindo na aprendizagem?
Uma sensação de dever cumprido, de ser útil. Sinto-me verdadeiramente um profissional.
6. Quem é a sua maior inspiração para ensinar?
Meus alunos e meus filhos (de 12 e 7 anos).
7. Há alguma lembrança especial dos tempos em que era aluna?
Sim. Quando comecei a gostar de estudar e aprender Matemática. Nas antigas 6ª e 7ª séries, quando comecei a estudar Desenho Geométrico, Expressões e Equações, por incrível que pareça.
8. Se fosse definir a sua profissão, qual palavra usaria?
Descobertas.
9. O que significa ser educador para você?
Ser criativo e buscar conhecimento sempre.
10. Qual momento em sua vivência como educadora mais te tocou?
Temos que aprender bastante sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos para lidar com a diversidade em sala de aula, como complementar minha formação com o curso de psicopedagogia para entender melhor meus alunos.
11. Quando conheceu o Mathema?
O Mathema foi um presente que Deus e a Secretaria de Juazeiro do Norte (CE) me deram quando fui convidada a participar de uma formação do município. Entre tantos professores da região, fui indicada e escolhida.
12. O que mudou quando o Mathema passou a fazer parte do seu dia a dia no trabalho?
Passei a ver meu aluno como um novo aprendiz nas aulas de Matemática, usando as novas metodologias aprendidas. Problematizar, levar o aluno a pensar, raciocinar com questionamentos… Com o Mathema aprendi a analisar a aprendizagem dos alunos e a ajudar os colegas professores a fazerem o mesmo. Me despertou também o interesse em entender o ensino e a aprendizagem de Matemática desde a Educação Infantil. Hoje tenho vontade de me aprofundar na pedagogia para ter um conhecimento amplo sobre a educação em Matemática, e não estar restrita a ensinar cálculos, como somos preparados, na maioria das vezes, nas universidades.
E você, gostou a história da Áfia? Queremos conhecer outras histórias espalhadas pelo Brasil!
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Parabéns ao Mathema pela brilhante ideia de contar a história dos professores.
Sou o esposo da professora em destaque da semana.
Parabéns, professora! Esse é o caminho, amor à profissão e gratidão.