Por Equipe Mathema
Após 25 anos de dedicação à carreira de professora, Fátima Martins sentia que ainda poderia contribuir com a educação do país. Então, decidiu prestar concurso para ser diretora, cargo que ocupa hoje na Escola Estadual Prof. Ernesto Thenn de Barros, em Osasco (SP).
“Tornei-me diretora com o intuito de abranger e liderar muito mais pessoas em uma proposta educacional de valorização do aluno, das famílias e dos professores”, conta Fátima.
À frente de 1.300 alunos, 87 professores e muitos funcionários, ela afirma categoricamente que ama o que faz. “Trabalho com o que gosto e sei que tenho ainda muito a ensinar e a aprender”. A diretora também explica que escolheu essa profissão pois “valoriza a educação sistemática e acredita em uma sociedade com cidadãos críticos, respeitosos e atuantes”.
Apaixonada por pessoas, Fátima conta que sua inspiração são os alunos e seu pai. Ela também revela que o maior prazer de sua profissão é justamente influenciar positivamente toda a comunidade escolar.
“A evolução na aprendizagem é um compromisso que depende de muitos fatores pouco valorizados: acolhimentos, valorização pessoal, equilíbrio psicoemocional e social. Não há políticas públicas eficientes para tal. Quando os alunos evoluem, é missão cumprida!”, finaliza.
Gostou da história da Fátima? Você também pode participar da série #HistóriasdeProfessor. Envie um e-mail para contato@mathema.com.br contando a sua história.