Mathema Mathema

Professor de São Luís desenvolve a aprendizagem de seus alunos com muita criatividade

Por Escrito em: 05/08/2019
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Por equipe Mathema

Contar histórias não é só para pescador. Professores também adoram falar sobre suas práticas em sala de aula, contar “causos” e falar, sobretudo, como conseguiram mudar o olhar de seus alunos a respeito de determinado assunto, que até parecia cabeludo, mas no fundo só merecia um pouco de aplicação ao cotidiano.

Este é o caso do professor Aglaide Rocha dos Santos, professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em São Luís (MA). Criativo, ele usa a imaginação para ensinar Matemática e utiliza situações corriqueiras para prender a atenção dos alunos. Aglaide conheceu o Mathema por meio do projeto Formar, da Fundação Lemann, e desenvolveu metodologia própria para compartilhar seu conhecimento. Resultado: inovação em sala de aula – e fora dela – e muitas histórias para contar.

Conheça um pouco mais sobre esse mestre inspirador e inspire-se também!

“A Matemática pode ser ensinada ou aprendida de maneira prazerosa em contexto do cotidiano.”

Uma das maiores qualidades do Prof. Aglaide de São Luís (MA) é a criatividade. Para ele, é possível aprender Matemática em todo lugar e com materiais diversos. Aplicação de trigonometria na praia, de porcentagem no shopping, de geometria no Centro Histórico de São Luís, na pizzaria, supermercado e até na marcenaria são alguns de seus projetos.

Ao ser questionado sobre o porquê desse trabalho, Aglaide responde: “A Matemática pode ser ensinada ou aprendida de maneira prazerosa em contextos do cotidiano”. O que aprendemos com ele é que a inovação pode estar em coisas muito simples do nosso dia a dia, basta enxergarmos.

Com barbantes, copos, papel, bombons e até com um bom forró, Aglaide desenvolve a aprendizagem de seus alunos que adoram aprender se divertindo. Ele sempre gostou de ensinar e começou lecionando em casa para dois amigos que precisavam de aulas, pois iriam prestar processos seletivos. Depois, Aglaide passou no vestibular para Matemática, estagiou na escola que foi aluno e tornou-se professor. Há 18 anos ele exerce a profissão e o que o motiva a dar aulas é a satisfação na aprendizagem dos alunos.

O professor tem certeza que o trabalho está percorrendo o caminho certo quando percebe a evolução de seus alunos na disciplina. Nessa jornada, Aglaide influencia todos os dias muita gente, como uma aluna que se formou em Matemática e hoje é sua companheira de trabalho.

Aglaide conheceu o Mathema por meio do programa Formar. “O Mathema veio compartilhar metodologias inovadoras usando a problematização e a praticidade que procuro aplicar com meus alunos”, conta. Para finalizar, o professor diz que a melhor coisa em ser professor é poder “plantar sementes de conhecimento nos alunos e observar que da aprendizagem brotou bons frutos”.

Gostou de conhecer o Aglaide? Envie a sua história e também faça parte da série #históriasdeprofessor. 😉

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

3 Comentários para “Professor de São Luís desenvolve a aprendizagem de seus alunos com muita criatividade”

  1. Carlos Azeitona disse:

    no momento que os setores da educação perceberem que o protagonismo da educação é o ALUNO, as coisas tendem a melhorar. Conforme a frase do professor Aglaide “A Matemática pode ser ensinada ou aprendida de maneira prazerosa em contextos do cotidiano”. Deixo o destaque das palavras CONTEXTOS DO COTIDIANO. Parabéns professor.

  2. Danielle Teixeira disse:

    Aglaide está de parabéns! !!Ensinar a matemática de forma lúdica,prazerosa é sem dúvida fascinante!!!Desmitifica o bicho papão que é a matemática

  3. Áfia Macêdo Cruz disse:

    Muito interessante conhecer diversas histórias de colegas professores por esse Brasil rico em culturas. Com certeza teremos muito à conhecer. O MATHEMA é show!

X