Este conteúdo de Trigonometria é recomendado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para aplicá-lo em sala de aula, você pode dividir os alunos em duplas e vai precisar de um tabuleiro circular para cada jogador, além de um lápis para marcar os tiros. Vamos aos objetivos do jogo?
Regras: Cada jogador deve ter um tabuleiro como exemplificado pela imagem abaixo.
Sem que o seu oponente veja, o jogador deverá posicionar no próprio tabuleiro sua esquadra composta por:
Alternadamente, cada jogador tem direito a “dar um tiro”, ou seja, indicar uma posição da seguinte forma: primeiro o raio da circunferência e depois o ângulo. Por exemplo: (3, 60º). Se o tiro atingir algum dos navios do adversário, este diz “acertou” e especifica o tipo de navio. O jogador tem direito a uma nova tentativa até errar. No caso do tiro não acertar nenhum navio o adversário diz “água” e é sua vez de jogar.
O jogo termina quando uma das frotas for totalmente atingida. Vence quem conseguir afundar todos os navios de seu adversário, ou quem tiver atingido o maior número de navios do adversário ao final do jogo.
Organizado por: Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz