Mathema Mathema

BATALHA NAVAL CIRCULAR

Por Escrito em: 24/05/2019 | Atualizado em 27/09/2019
Compartilhe nas suas redes:

Este conteúdo de Trigonometria é recomendado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para aplicá-lo em sala de aula, você pode dividir os alunos em duplas e vai precisar de um tabuleiro circular para cada jogador, além de um lápis para marcar os tiros. Vamos aos objetivos do jogo?

  • Localização de pontos em círculos orientados;
  • cálculo mental envolvendo ângulos notáveis;
  • localização espacial;
  • leitura e interpretação de textos.

Regras: Cada jogador deve ter um tabuleiro como exemplificado pela imagem abaixo.

 

Sem que o seu oponente veja, o jogador deverá posicionar no próprio tabuleiro sua esquadra composta por:

  • 1 porta-aviões (4 marcas X em posições contínuas numa reta ou numa circunferência);
  • 2 submarinos (3 marcas O em posições contínuas numa reta ou numa circunferência);
  • 3 destroyers (2 marcas r em posições contínuas numa reta ou numa circunferência);
  • 4 fragatas (1 marca #);

Alternadamente, cada jogador tem direito a “dar um tiro”, ou seja, indicar  uma posição da seguinte forma: primeiro o raio da circunferência e depois o ângulo. Por exemplo: (3, 60º). Se o tiro atingir algum dos navios do adversário, este diz “acertou” e especifica o tipo de navio. O jogador tem direito a uma nova tentativa até errar. No caso do tiro não acertar nenhum navio o adversário diz “água” e é sua vez de jogar.

O jogo termina quando uma das frotas for totalmente atingida. Vence quem conseguir afundar todos os navios de seu adversário, ou quem tiver atingido o maior número de navios do adversário ao final do jogo.

Organizado por: Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

X