Mathema Mathema

BOLICHE

Por Escrito em: 24/05/2019
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

Objetivos

  • Reconhecimento de algarismos;
  • leitura e escrita de números,
  • contagem e comparação de quantidades;
  • resolução de situações problema;
  • avaliação de força e distância.

Idade recomendada

5 anos

Material

10 garrafas e uma bola para cada grupo de 4 a 8 alunos. As garrafas podem ser feitas a partir de vasilhames de refrigerantes e a bola pode ser de borracha ou feita com meias velhas.

Jogadores

Em grupo

Como funciona

Jogar boliche é uma atividade muito motivadora para as crianças. Além da organização necessária para aformação das equipes, separação das garrafas e marcação de pontos, a inteligência corporal dos participantes é estimulada na medida em que torna-se necessário controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas.

Além do desenvolvimento do esquema corporal, o jogo de boliche estimula a percepção espacial, sobretudo na Educação Infantil e na 1ª série, quando podemos associar o jogo a algum tipo de registro na forma de desenho.

O jogo também enfatiza a contagem e as noções das operações, uma vez que permite ao professor solicitar às crianças que encontrem uma forma de saber quantas garrafas derrubaram. Para isso elas deverão dispor de palitos, tampinhas, cartões com números escritos em algarismos, papel branco e canetas para escolher como desejam fazer a marcação de seus pontos.

Dividindo os alunos em grupos ou criando uma tabela coletiva, o professor estimula o registro, que pode ser feito colando os palitos ou tampinhas ao lado do nome de cada criança. Para os alunos que já reconhecem os algarismos, o registro pode ser feito por meio da escrita convencional, obtendo-se algo semelhante a:

André | | | | 4

Mariana | | | | | | | 7

Pedro | | | | | | 6

A partir daí o professor pode propor oralmente uma série de problemas:

  • Quem derrubou mais garrafas?
  • Quantas garrafas o Pedro derrubou a mais que o André?
  • O que acontece se o André derrubar mais 3 garrafas?

Os alunos podem jogar o boliche em outras aulas. Após cada rodada, deverá ser feito um novo registro de modo que, ao final de vários dias, os alunos sejam capazes de dizer quantos pontos fizeram no total.Esta pode ser a oportunidade do professor mostrar aos alunos de seis anos os sinais convencionais das operações.

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

X