Objetivos
Idade recomendada
5 anos
Material
10 garrafas e uma bola para cada grupo de 4 a 8 alunos. As garrafas podem ser feitas a partir de vasilhames de refrigerantes e a bola pode ser de borracha ou feita com meias velhas.
Jogadores
Em grupo
Como funciona
Jogar boliche é uma atividade muito motivadora para as crianças. Além da organização necessária para aformação das equipes, separação das garrafas e marcação de pontos, a inteligência corporal dos participantes é estimulada na medida em que torna-se necessário controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas.
Além do desenvolvimento do esquema corporal, o jogo de boliche estimula a percepção espacial, sobretudo na Educação Infantil e na 1ª série, quando podemos associar o jogo a algum tipo de registro na forma de desenho.
O jogo também enfatiza a contagem e as noções das operações, uma vez que permite ao professor solicitar às crianças que encontrem uma forma de saber quantas garrafas derrubaram. Para isso elas deverão dispor de palitos, tampinhas, cartões com números escritos em algarismos, papel branco e canetas para escolher como desejam fazer a marcação de seus pontos.
Dividindo os alunos em grupos ou criando uma tabela coletiva, o professor estimula o registro, que pode ser feito colando os palitos ou tampinhas ao lado do nome de cada criança. Para os alunos que já reconhecem os algarismos, o registro pode ser feito por meio da escrita convencional, obtendo-se algo semelhante a:
André | | | | 4
Mariana | | | | | | | 7
Pedro | | | | | | 6
A partir daí o professor pode propor oralmente uma série de problemas:
Os alunos podem jogar o boliche em outras aulas. Após cada rodada, deverá ser feito um novo registro de modo que, ao final de vários dias, os alunos sejam capazes de dizer quantos pontos fizeram no total.Esta pode ser a oportunidade do professor mostrar aos alunos de seis anos os sinais convencionais das operações.