Objetivos
Recomendação
Alunos a partir do 2º ano
Organizado por
Cristiane Chica, gestora pedagógica do Mathema
Mirela Mendes, coordenadora de formação continuada do Mathema
Material
Para realizar as propostas a seguir, você precisará das fichas sobrepostas. Trata-se de um conjunto de fichas que permitem escrever os números de 0 a 99 999. Existem fichas vendidas comercialmente, mas você pode produzir com seus alunos: são 40 fichas (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 00, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80,90, 000, 100, 200, 300, 400, 500, 600, 700, 800, 900, 0000, 1000, 2000, 3000, 4000, 5000, 6000, 7000, 8000, 9000). Os tamanhos de cada ordem devem ser diferentes de modo que o aluno possa sobrepor perfeitamente uma na outra. Veja:
Entregue um conjunto de fichas para cada dupla de alunos. Inicialmente os alunos precisam ter a oportunidade de conhecer o material e por isso deixe que eles tenham um tempo para manusear livremente as fichas.
Em um segundo momento, você pode pedir aos alunos que digam que fichas estão ali, os nomes de alguns desses números, o que eles acham que podem fazer com elas, qual é a maior ficha e qual a menor, entre outras perguntas que auxiliem os alunos a conhecerem melhor o material.
Em seguida, você pode pedir aos alunos que representem vários números usando as fichas, como por exemplo, o número de alunos da sala, o número do endereço da escola, e outros que considerem significativos.
É comum nesse momento os alunos formarem os números, colocando uma ficha ao lado da outra formando números como 500403 (543). Se isso acontecer, você deve aproveitar para explicar como se usa esse material, questionando: como é mesmo o nome destas fichas? Explique que para trabalhar com esse material é preciso sobrepor as fichas para formar números e que essa regra tem que ser seguida sempre.
Proponha a escrita de outros números e circule na sala para verificar se os alunos compreenderam como se usa o material.
Entregue um conjunto de fichas sobrepostas para cada grupo de quatro alunos. Combine com os alunos que você dará comandos para que eles formem números.
Peça aos alunos para formarem números seguindo as ordens dadas por você: formar um número maior que 50, formar um número entre 70 e 80, formar um número maior que 120, formar o número de cadeiras da sala de aula, formar o número 471 e depois o 714.
A cada nova formação de números, dê tempo a todos os grupos para que consigam discutir e resolver o problema proposto e registrar suas ações no caderno antes de prosseguir com as ordens posteriores. Nesse momento é importante que você circule pela sala de aula fazendo anotações das observações, aprendizagens e dificuldades que os alunos apresentarem.
Distribua um conjunto de fichas sobrepostas para cada dupla de alunos. Peça para que representem o número 2471 utilizando as fichas 2000, 400, 70 e 1. Explique novamente aos alunos que, para montarem esse número com essas fichas, devem sobrepor umas às outras.
Depois disso, registre o que fizeram na lousa e discuta com os alunos as diferentes decomposições possíveis para esse número, como no exemplo a seguir:
Faça isso com mais alguns números e peça aos alunos que façam seus registros de forma que eles possam ampliar o repertório de composição e decomposição para os números.
Conheça o curso “Recursos para Aprender e Ensinar o Sistema de Numeração Decimal”
Nele, você terá uma apresentação das fichas sobrepostas e um vídeo com a apresentação de prática de trabalho com este recurso didático.
___
SMOLE, K. S. e DINIZ, M. I. (org). Materiais Manipulativos para o Ensino do Sistema de Numeração Decimal – Vol.1. Coleção Mathemoteca. Porto Alegre: Penso, 2016.
Nesse material você pode encontrar as fichas para reproduzir para os alunos – páginas 84-89.
Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.
Achei super interessante
Nádia Cordeiro
gostaria de receber esse conteúdo
Achei super incrivel
Perfeito! encantada com a linguagem clara com que passam os conhecimentos sem deixar espaço para dúvidas…
Foi muito útil para o meu planejamento
Gostei muito, e achei muito interessante, pois me ensinou a aprender a utilizá-las e assim contribuir com a minha prática pedagógica.
A legau
BOM DIA GOSTO MUITO DAS EXPLICAÇÕES DE VOCES ,ESTA MUITO BOM E BEM CLARA
Adorei o texto, muito bem explicado.. Gostaria de recber o material ou de fazer mesmo um curso de matemática para anos inicias com vcs.
Vivenciei a exploração dos numerais usando as fichas sobrepostas e foi fantástico. As ideias aqui propostas para exploração do mesmo conduzem muito bem este trabalho 💙 Ótimo texto👏👏👏👏
Adorei essa ideia… Parabéns!!!
Obrigada por compartilhar
ADOREI O MATERIAL E AS SUGESTÕES DAS ATIVIDADES USANDO AS FICHAS SOBREPOSTAS!!
É um excelente material. Com certeza traz orientações fundamentais e fáceis de executar na sala de aula.
Ótimo, sempre trabalhei mais com o quadro de valor e lugar e composição e decomposição, já conhecia as fichas sobrepostas mas é ótimo para ver mais formas de trabalhar com elas em sala de sula. Obrigada pelos cursos e conhecimentos.