Mathema Mathema

DEZ COLORIDOS

Por Escrito em: 24/05/2019
Compartilhe nas suas redes:

Objetivos

  • Contagem;
  • comparação de quantidades;
  • resolução de problemas.

Idade recomendada

5 anos

Material

Canudinhos de plástico de diversas cores (podem ser cortados ao meio, para economizar material) e giz de cera das mesmas cores dos canudos.

Jogadores

Grupos de 5 crianças

Como funciona

Cada aluno receberá dez canudinhos com cores misturadas aleatoriamente. Primeiro, o professor vai incentivar a contagem verbal, pedindo que cada um se certifique de que possui realmente dez canudos. Feito isso, o professor sorteia um giz de cera. Cada aluno vai então contar quantos canudinhos possui daquela mesma cor, devendo o gruposomar o total de seus canudos com cor idêntica ao do giz sorteado. Ganha o grupo que tiver a maior quantidade de canudinhos daquela cor.

Para ajudar a fixação das cores, pode-se usar canudinhos e giz em tons próximos como, por exemplo, amarelo e alaranjado. As crianças devem fazer a classificação correta e, se houver dúvida, o professor pode levantar a discussão nos grupos.

Para incentivara sociabilização, o professor pode pedir às crianças que coloquem os canudinhos da cor selecionada no meio da roda, junto com os dos colegas do grupo, trabalhando o sentimento de posse que as crianças demonstram fortemente nesta fase.

A etapa seguinte do jogo consiste na retomada, pelas crianças, dos canudinhos que haviam colocado no centro do círculo. Mais uma vez, manifesta-se o individualismo e o sentimento de posse. As crianças brigam para pegar o maior número possível de canudos e muitas vezes solicitam a intervenção do professor. Deve-se usar a matemática como mediadora, estimulando-se a contagem até que todos constatem que têm cada um dez canudinhos. Se um aluno juntar mais de dez, deve-se questioná-lo sobre o que fazer.

O jogo termina dando vez ao grupo que ainda não venceu. O próprio grupo escolhe o giz de cera, dando-lhe a oportunidade de pegar a cor cujos canudinhos possui em maior quantidade. Pode-se na sequência estimular as crianças a desenharem com o giz de cera que ganharam no jogo. Em caso de escassez de material, o professor recolhe os gizes e os canudinhos para uma próxima rodada da brincadeira.

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

X