Objetivos
Recomendação
A partir do 3º ano
Organizado por
Pricilla Cerqueira, Msc Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula – RJ
Materiais
1ª parte
Medir nada mais é que fazer uma comparação. Isto é, só se pode medir algo ou alguma coisa comparando-a com outra coisa de mesma natureza que será a unidade de medida. Desta forma medimos o comprimento com um outro comprimento, uma área com outra área, um volume com outro volume e um ângulo com outro ângulo. Para executar uma medição necessitamos de 3 ítens:
Nesta primeira etapa exploraremos alguns dos princípios básicos de medição.
Proponha para a turma que eles discutam em trios como podem medir a largura da porta da sala, do caderno, do lápis, da borracha e a altura de uma cadeira do chão ao acento, sem utilizar régua, fita métrica ou trena. A ideia é explorar unidade não convencionais de medida.
Deixe que conversem a respeito e peça que anotem as soluções que encontraram em cada caso. Depois, proponha uma conversa na sala de modo que os grupos explicitem as sugestões que têm para fazer cada medição. Organize no quadro, por objeto, uma lista com as ideias dos grupos. Procure problematizar:
Esse diálogo permite que compreendam que a escolha da unidade está relacionada ao objeto que será medido.
2ª parte
Entre as propostas apresentadas por eles, escolham conjuntamente algumas unidades para fazer a medição, por exemplo: palmo, um pedaço de barbante igual a sua altura, canudos e o pé.
Disponibilize para cada trio uma tabela como essa abaixo para que cada um anote as medidas.
3ª parte
Converse com a turma sobre as medições. Questione:
É importante que eles percebam que dependendo da unidade (palmos e pés por exemplo), podem surgir diferentes respostas devido a variação do “tamanho” dessas unidades em cada pessoa. Também pode haver medições imprecisas, como no caso do barbante com a altura (o comprimento da cadeira até o chão é menor do que a altura do João é uma resposta imprecisa), devido a e que a não padronização dos instrumentos de medida faz com que o mesmo objeto tenha várias medidas por isso a necessidade de padronização.
4ª parte
Proponha que realizem as mesmas medições, agora usando régua, metro de carpinteiro ou fita métrica, e anotem em uma tabela igual a anterior, marcando os comprimentos em centímetros. Depois que finalizarem, converse novamente a respeito de como decidiram usar a régua ou a fita métrica e por que. Explore os números obtidos e sua variação. Questione:
É bom que os alunos percebam que a escolha dos instrumentos de medida depende do que se quer medir, e que a unidade padrão (por exemplo o centímetro) elimina a diversidade de respostas no resultado da medição. Analise com eles ainda a ideia de precisão em medidas e porque ela é importante. Experiências assim em sala de aula enriquecem e fazem com que os alunos aprendem a estimar, medir e comparar, já que usam o princípio de que só se aprende a medir, medindo.
Para saber mais
Assista a animação (clique aqui) sobre medir com instrumentos não padronizados.
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Muito bom. Ajudou-me bastante
muito bom texto, mas a animação não abre.