Objetivos
Recomendação
Para alunos a partir do 2º ano.
Jogadores
Grupos de até 4 alunos
Material
Um par de dados para cada três alunos (ou 12 quadradinhos de papel numerados como o dado e colocados num saquinho de papel); papel e lápis para anotar o resultado. Eventualmente cartolina para um cartaz.
Organizado por
Kátia Cristina Stocco Smole
Diretora do Grupo Mathema
Regras
Cada jogador inicia o jogo com 40 pontos; caso a grande maioria deles tenha dificuldades com o número 40, proponha 20 ou 25.Na sua vez, o jogador deve rolar os dados (ou sortear dois papéis) e subtrair de seus pontos o valor obtido nos dados (papéis). O jogador só pode subtrair se a quantidade tirada nos dados for menor ou igaul ao número de pontos que ele tem. Por exemplo, se na rodada um jogador tem 10 pontos, ele só poderá fazer uma subtração se nos dados sair 10 ou qualquer número menor do que ele O jogador que primeiro chegar a zero é o vencedor.
Proponha este jogo umas três vezes, uma a cada semana, mudando, se quiser, a quantidade inicial de pontos em cada vez. Ande entre os alunos e veja se compreenderam que devem subtrair; como fazem para subtrair; se usam o sinal de subtração; se fazem a subtração tirando a quantidade menor da maior; se usam alguma técnica operatória. Também é possível explorar o jogo das seguintes maneiras:
Observação
Os valores dos pontos iniciais podem aumentar ou diminuir de acordo com os interesses do professor.
Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.
gosssstei u.u