Mathema Mathema

GANHA QUEM CHEGA A ZERO

Por Escrito em: 24/05/2019
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Objetivos

  • Resolução de problemas que envolvam subtração.

Recomendação

Para alunos a partir do 2º ano.

Jogadores

Grupos de até 4 alunos

Material

Um par de dados para cada três alunos (ou 12 quadradinhos de papel numerados como o dado e colocados num saquinho de papel); papel e lápis para anotar o resultado. Eventualmente cartolina para um cartaz.

Organizado por

Kátia Cristina Stocco Smole

Diretora do Grupo Mathema

Regras

Cada jogador inicia o jogo com 40 pontos; caso a grande maioria deles tenha dificuldades com o número 40, proponha 20 ou 25.Na sua vez, o jogador deve rolar os dados (ou sortear dois papéis) e subtrair de seus pontos o valor obtido nos dados (papéis). O jogador só pode subtrair se a quantidade tirada nos dados for menor ou igaul ao número de pontos que ele tem. Por exemplo, se na rodada um jogador tem 10 pontos, ele só poderá fazer uma subtração se nos dados sair 10 ou qualquer número menor do que ele O jogador que primeiro chegar a zero é o vencedor.

Proponha este jogo umas três vezes, uma a cada semana, mudando, se quiser, a quantidade inicial de pontos em cada vez. Ande entre os alunos e veja se compreenderam que devem subtrair; como fazem para subtrair; se usam o sinal de subtração; se fazem a subtração tirando a quantidade menor da maior; se usam alguma técnica operatória. Também é possível explorar o jogo das seguintes maneiras:

  • Proponha este jogo mais do que uma vez;
  • Quando o jogo acabar promova uma discussão entre todos os jogadores:como registraram seus pontos?Como fizeram para subtrair (ou tirar) uma quantidade de outra?;
  • após o jogo proponha problemas, oralmente, do tipo: se eu tinha 36 pontos e tirei 15 nos dados, com quantos pontos eu fiquei? Júlia terminou o jogo com 26 pontos, e Pedro com 13. Quem chegou mais perto do zero ? Quantos pontos Júlia tinha a mais que Pedro ?;
  • Proponha problemas usando os nomes de seus alunos e estimule-os a encontrar um meio de resolvê-los. Assim poderá observar como procedem para resolver problemas de subtração.

Observação

Os valores dos pontos iniciais podem aumentar ou diminuir de acordo com os interesses do professor.

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1 Comentário para “GANHA QUEM CHEGA A ZERO”

  1. Antonio Magno Soares Vivaldi disse:

    gosssstei u.u

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