Mathema Mathema

Jogo da travessia: ganha quem leva mais grãos para o lado oposto do rio

Por Escrito em: 23/04/2020 | Atualizado em 08/05/2020
Compartilhe nas suas redes: [addtoany]

*Atividade indicada para crianças a partir dos 6 anos

Como trabalhar o conceito de probabilidade a partir dos seis anos? Em Travessia, as crianças precisam identificar as chances de ocorrer um evento e desenvolver habilidades de pensamento numérico, estratégias pessoais de cálculo e elaboração de diferentes modos de resolução de problemas.

Para esta atividade, você vai precisar de:
– Papel sulfite;
– Caneta hidrocor preta;
– Lápis de cor;
– 2 dados;
– 12 grãos de feijão;
– 12 grãos de milho.

O objetivo do jogo é ser o primeiro a “atravessar” todos os grãos para o lado oposto do rio.

Em uma folha sulfite, desenhe um rio com duas margens bem visíveis, como o desenho abaixo. O desenho deve ocupar quase todo o papel. Em seguida, nomeie as margens. Aqui, nomeamos de margem A e B.

 

Agora, usando uma caneta hidrocor preta, escreva os números de 1 a 12 ao longo do rio, de modo que ocupem toda a sua extensão. Por fim, trace linhas separando esses números. Essas linhas devem ir de um lado a outro da folha. Tabuleiro pronto!

 

Cada jogador escolhe um dos tipos de grão e uma das margens, distribuindo seus grãos pela margem escolhida. Podem ser colocados um, nenhum ou vários grãos em cada espaço do tabuleiro. O jogador que começa, lança os dados e soma os pontos obtidos. Se ele tiver grãos no espaço correspondente a esse número, poderá “atravessá-los” para a outra margem. Vence o primeiro jogador que conseguir passar todos os seus 12 grãos para a margem oposta.

Conta pra gente: qual sua opinião sobre esse texto?

Todos os campos devem ser preenchidos.
Seu e-mail não será publicado.

s
X